AMBULATÓRIO

Lineu Araújo capacita profissionais das UBS para atendimento do ambulatório do luto

Fonte: Ascom FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está promovendo uma capacitação para os profissionais das equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) sobre o Ambulatório do Luto. Trata-se de uma iniciativa para prestar apoio psicológico a pessoas que estão passando por um processo de perda, que funciona no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo.

A capacitação, que acontece no auditório da FMS, se iniciou hoje (11) e terá a duração de dois dias. Ela é voltada para médicos e enfermeiros de todas as equipes ESF, que irão repassar o conhecimento para os demais integrantes. “O papel deles será o de prestar o atendimento inicial, e realizar o encaminhamento para o Lineu Araújo”, informa a gerente de Enfermagem do Lineu Araújo, Ana Maria Carvalho.

Atualmente, o ambulatório do luto é voltado para pacientes em cuidados paliativos e seus familiares. O serviço é composto por duas psicólogas, que fazem atendimento às quintas e sextas no período da manhã. “Inicialmente estivemos atendendo pacientes do HUT e do seu serviço de atendimento domiciliar, agora estamos estendendo para as UBS”, conta Ana Maria Carvalho.

Teresina é a primeira cidade do Nordeste e a segunda do país a ofertar este serviço. Ele é prestado em parceria com o Hospital Sírio Libanês, que ministrou um curso de cuidados paliativos para funcionários do Lineu Araújo e Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Para ter acesso, basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) e solicitar uma consulta com o médico, que fará o encaminhamento para o Lineu Araújo. “Eles passarão pelo atendimento com a assistência social, que encaminha para o agendamento da primeira consulta. Nas sessões subsequentes, o agendamento é feito no próprio Lineu Araújo sem passar novamente pela UBS”, explica Ana Maria Carvalho.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5469/lineu-araujo-capacita-profissionais-das-ubs-para-atendimento-do-ambulatorio-do-luto