FMS promove ações para tratar da saúde de pessoas em situação de risco

A fundação tem colocado em prática o projeto Consultório de Rua

Cuidar da saúde é de suma importância para todos. E é por causa disso que a Fundação Municipal da Saúde – FMS – tem ações focadas na prevenção e tratamento de problemas de saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A FMS tem colocado em prática o projeto Consultório de Rua, do Ministério da Saúde, que faz parte do Plano Emergencial de Ampliação do Acesso aos usuários de Álcool e Outras Drogas ao sistema publico de saúde. O projeto utiliza estratégias de ampliação do acolhimento e acesso para esse publico.

O Consultório de Rua consiste em uma equipe volante de cinco profissionais, uma enfermeira e quatro redutores de danos. Esta equipe realiza intervenções psicossociais e educativas na rua, junto aos usuários de drogas.

Essas equipes contam com insumos para tratamento de situações clinicas comuns, material para curativos e medicamentos de uso mais frequente. Preservativos, cartilhas informativas são distribuídos junto ao grupo de vulnerabilidade social.

Dentro do Consultório de Rua existe o trabalho das pessoas que participam do Projeto Amar sem Preconceito, que tem parceira com a Associação de Prostitutas do Piauí - APROSPI – e com a Associação de Travestis do Piauí - ATRAPI.

O foco do “Amar sem Preconceito” é a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) nas pessoas que trabalham com o sexo. Os grupos de redutores de danos trabalham de 22h as 02h nas ruas de Teresina, todas as quartas-feiras e a cada 15 dias aos sábados.

“O publico do Amar sem Preconceito são os gays, travestis, prostitutos. Nossa atenção é redobrada, pois dentro desses grupos existem também usuários de drogas. O trabalho do Amar sem Preconceito consiste especificamente em estar distribuindo preservativos, gel lubrificante e panfletos informativos para prevenção de DSTs. Também identifica-se situações que envolvam possíveis doenças e encaminham-se as pessoas para os serviços competentes”, explica o coordenador municipal do programa DST-AIDS, Kledson Batista.

Todos os meses a FMS disponibiliza 450 vales transporte para a APROSPI, e essa repassa aos multiplicadores do grupo para que eles distribuam material de prevenção de DST. A ATRAPI também recebe vales transporte com o mesmo fim.

CARRO TRAZ AGILIDADE AO TRABALHO

Este ano de 2012 foi marcado por uma conquista importante paras os que compõem o Consultório de Rua e o Amar sem Preconceito. O serviço foi otimizado através da aquisição de um veículo próprio para levar os redutores de danos aos locais onde são feitos os atendimentos e distribuídos preservativos e material informativo.

“Com o veiculo houve um aumento da área de cobertura e o número de pessoas atendidas. Nosso intuito é promover ações de prevenção de doenças no grupo focal, redução de danos (fazer com que o usuário de drogas e prostitutos continuem suas atividades, mas com menor chance de adquirirem DSTs), assistência a saúde (mediando o grupo focal e a saúde publica municipal – com atendimentos no local onde eles atuam ou os encaminhando para o serviço de saúde)”, diz Kledson Batista.

O coordenador de DST da FMS, Kledson Batista, informa ainda que os preservativos estão disponíveis para quem desejar nos hospitais da rede.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/546/fms-promove-acoes-para-tratar-da-saude-de-pessoas-em-situacao-de-risco