PEDIATRIA

Teresina realiza mais de 104 mil atendimentos de urgência e mantém rede específica para assistência

O serviço é ofertado pelas três UPAs, dois hospitais gerais e mais uma unidade exclusiva para o atendimento dos pequenos: o Hospital da Criança Dr. Noé Fortes

Fonte: Ascom FMS

Entre os meses de janeiro a outubro de 2023, Teresina prestou mais de 104 mil atendimentos de urgência somente na área de pediatria. Na capital, o serviço é ofertado pelas três UPAs do município, dois hospitais gerais e mais uma unidade exclusiva para o atendimento dos pequenos: o Hospital da Criança Dr. Noé Fortes, que também é referência para consultas, exames e internações.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) mantém um fluxo de atendimento específico para atendimentos infantis. “Em casos de urgência e emergência, orientamos os pais que levem seus filhos para uma das três UPAs (nos bairros Satélite, Promorar ou Renascença), Hospital do Buenos Aires, Mariano Castelo Branco ou Hospital da Criança. Em todos estes locais teremos pediatras de plantão”, informa Roberta Berté, diretora de Atenção Especializada da FMS.

Caso a criança precise de internação, ela será encaminhada para o Hospital da Criança, que concentra os leitos específicos para esta faixa etária. Segundo dados da FMS, entre os meses de janeiro a outubro de 2023 foram registradas 1707 internações no local. O hospital funciona com 46 leitos, sendo 41 de internação e cinco de observação, e tem serviços de exames laboratoriais, ultrassonografia, eletrocardiograma e raio-x para pacientes internados.

O Hospital da Criança conta com um ambulatório com especialidades médicas, dentre elas: neuropediatria, cardiopediatria, endocrinopediatria, hematopediatria, gastropediatria, psiquiatria infantil, psicologia infantil, nutricionista infantil e odontopediatria. O local disponibiliza ainda o programa APLV, específico para atendimento de crianças com alergia à proteína de leite de vaca, além de posto de coleta de exames laboratoriais e apoio diagnóstico com a oferta de raio x, ultrassom e ecocardiograma. No ano de 2023, já foram realizadas 5.348 consultas especializadas e 6.623 exames.

Roberta Berté destaca que o Hospital da Criança foi criado para se tornar um centro especializado no atendimento a crianças de zero a menores de 15 anos, com profissionais que atendem as necessidades de atendimento infantil. “O Hospital Municipal da Criança é equipado para atender as especificidades próprias das crianças, com profissionais qualificados para atendimentos 24 horas”, reforça ela.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5448/teresina-realiza-mais-de-104-mil-atendimentos-de-urgencia-e-mantem-rede-especifica-para-assistencia