Hospital do Satélite recebe testes rápidos de HIV e Hepatite

Serão realizados cerca de 150 testes rápidos

Hospital do Satélite recebe testes rápidos de HIV e Hepatite B e C

Para promover a adoção de práticas que visam reduzir a incidência de DST e AIDS, por meio de informação e ações de prevenção, a Fundação Municipal de Teresina, por intermédio da Coordenação de DST/Aids, realiza, neste sábado (24), no Hospital do Satélite, testes rápidos de HIV e Hepatites B e C. A ação tem início às 8h30 e faz parte do Programa Fique Sabendo, do Ministério da Saúde.

Dando continuidade a essas ações, na próxima semana, a partir do dia 27 de novembro, serão desenvolvidas atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado dia 1º de dezembro.

Entre as atividades, serão disponibilizados preservativos masculinos e outros insumos de prevenção e realizar diagnóstico precoce por meio de testes rápidos para HIV e Hepatites B e C.

De acordo com a enfermeira DST/ Aids da FMS, Thâmara Vilanova, o tema da Campanha Dia Mundial contra Aids 2012 é “Eu vivo com HIV e sei disso. A diferença entre nós é que você pode ter o vírus e não sabe. Vá a um posto de saúde e faça o teste”.

“A Aids, Sífilis e as Hepatites Virais B e C são doenças que em muitas fases passam despercebidas na vida das pessoas, até o momento em que, os sinais e sintomas começam a aparecer e a doença se manifesta, em geral tardiamente com graves conseqüências para a saúde da pessoa. Durante esta fase de invisibilidade as pessoas estão involuntariamente transmitindo a doença a outras pessoas”, explica Thâmara Vilanova.

· 27/11/2012 – Shopping da Cidade, de 08 às 17h;

· 28/11/2012 – Rodoviária Gov. Lucídio Portela; de 08 às 17h;

· 29/11/2012 – Canteiro de obra da Construção Civil, de 08 às 17h;

· 30/11/2012 – CEAPI (Antiga CEASA); de 08 às 17h;

· 01/12/2012 – UBS Esplanada; de 08 às 17h;

Endereço do Hospital do Satélite: Rua Rotary Club, S/N, Satélite;

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/544/hospital-do-satelite-recebe-testes-rapidos-de-hiv-e-hepatite