ATENDIMENTO DIABETICOS

A ação aconteceu hoje (14) e foi voltada ao público em geral

Lineu Araújo promove atividades em alusão ao Dia Mundial do Diabetes
Fonte: Ascom FMS

Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, que acontece hoje (14), o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo promoveu uma manhã de atividades alusivas ao tema. A ação, voltada ao público em geral, aconteceu no espaço do Programa de Atenção ao Diabético de Risco (PADIR), que funciona na unidade de saúde.

A programação contou com palestras de médica endocrinologista, nutricionista e técnica em enfermagem especializada no tratamento de pés diabéticos, que são mais suscetíveis a complicações quando passam por ferimentos. Além disso, foram ofertadas medições de glicemia capilar, com posterior encaminhamento para atendimento médico quando detectado algum caso de alteração.

Segundo a endocrinologista Patrícia Melo, o intuito da programação é prevenir o diabetes e suas complicações. “O que a gente sabe é que se nós tratarmos de forma adequada, com alimentação in natura, saudável e balanceada com proporção de proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis; se mantivermos o peso adequado, com perda de peso para quem está acima; praticarmos atividade física de forma regular pelo menos três vezes na semana; e fizermos uso das medicações de forma adequada, nós vamos conseguir prevenir essas complicações”, comenta a médica.

“Pesquisas mostram que uma em cada 10 pessoas são diabéticas. Por isso, é importante que, além de prevenir, nós façamos o rastreamento, para termos um diagnóstico precoce e iniciarmos os cuidados”, alertou Patrícia Melo.

O atendimento no PADIR acontece de segunda a sexta-feira à tarde e é voltado os pacientes diabéticos mais graves que têm comorbidades e os insulino dependentes tipo 1 e 2. Além disso, é mantido o Programa Pé Diabético, serviço especializado de acompanhamento dos pacientes com diabetes e com risco de desenvolvimento do "pé diabético".

O programa oferece atendimento por equipe multiprofissional com endocrinologista, cardiologista, angiologista, oftalmologista, psicologia, nutrição, enfermagem, serviço social, estomaterapeuta (trata de lesões na pele), técnico em enfermagem e odontologia, com encaminhamento para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Para ter acesso ao PADIR, os pacientes devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que faz o encaminhamento para o Lineu Araújo.  As UBS realizam atendimento inicial e de acompanhamento aos diabéticos com as ações do programa Estratégia Saúde da Família (ESF).

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5438/lineu-araujo-promove-atividades-em-alusao-ao-dia-mundial-do-diabetes