MATERNIDADE

Maternidade Wall Ferraz promove atividade alusiva ao mês de combate à sífilis congênita

A programação conta com palestra e testes rápidos

Maternidade Wall Ferraz, vinculada à Fundação Municipal de Saúde (FMS), promove amanhã (24) uma mobilização alusiva ao Outubro Verde, mês de conscientização sobre a sífilis gestacional e congênita – doença infectocontagiosa caracterizada pela transmissão da sífilis da mãe para o feto ou para o recém-nascido. A atividade começa às 8h30 da manhã.

No turno da manhã, a programação contará com uma palestra com o tema “Sífilis Congênita e Gestacional: Desafios e Oportunidades”, pela infectologista Conceição Lustosa e a enfermeira do Noélia Brandão, do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia da Maternidade Wall Ferraz. Já no turno da tarde, das 14h às 17h, acontece um mutirão de testes rápidos de sífilis. A testagem é gratuita e tem como público alvo a comunidade e também servidores da maternidade.

A ação faz parte da 3ª Semana Municipal de Mobilização contra a Sífilis nas Maternidades, que visa enfatizar diversas estratégias para o controle da doença, a importância do diagnóstico e do tratamento adequados da sífilis como infecção sexualmente transmissível, especialmente na gestante e parceria sexual. “Estamos intensificando as ações de testagem para rastrear e tratar pessoas com sífilis, a fim de reduzir e/ou eliminar a transmissão vertical deste agravo”, informa Vanessa Matos, chefe do Núcleo de Epidemiologia Hospitalar da FMS.

O Outubro Verde é um movimento de grande importância para a saúde pública, e foi lançado mediante a Lei Nacional nº 3.430/2017 que instituiu o terceiro sábado de outubro de cada ano como o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. Dessa forma, o mês de outubro também está dedicado à conscientização sobre a sífilis e a sífilis congênita, doença infectocontagiosa causada pela bactéria Treponema pallidum.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5412/maternidade-wall-ferraz-promove-atividade-alusiva-ao-mes-de-combate-a-sifilis-congenita