FMS participa de marcha em prol da humanização do parto

A mobilização acontece dia 23 de novembro, às 16h, na Praça Rio Branco

FMS participa de marcha em prol da humanização do parto
Com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância do parto humanizado, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) participa de uma marcha realizada no dia 23 de novembro, a partir das 16h. O evento acontecerá na Praça Rio Branco e é organizado pela Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstetras do Piauí (ABENFO-PI).
A Marcha do Parto Humanizado tem como objetivo estimular a promoção de um ambiente propício ao parto natural, que dê à mulher acesso a métodos que minimizem o uso de meio farmacológicos e intervenções cirúrgicas. A mãe deve ter direito ao contato com seu filho antes mesmo do corte do cordão umbilical, amamentá-lo na primeira meia hora após o parto e movimentar-se livremente para encontrar as posições mais adequadas ao trabalho de parto, por exemplo.
A mobilização vem ao encontro do projeto Rede Cegonha, cuja implantação em Teresina está sob responsabilidade da FMS. A Rede Cegonha é uma estratégia fundamentada nos princípios da humanização e assistência, no qual as mulheres, recém-nascidos e as crianças têm direito a ampliação do acesso, acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal, vinculação da gestante à unidade de referência para assistência ao parto e realização de parto e nascimento seguros, através de boas práticas de atenção.
Em Teresina, o projeto está em fase de estruturação, com a contratação de obstetras plantonistas por meio de seleção simplificada no próximo mês. De acordo com Ana Paula Costa, consultora do Programa Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde, a Rede Cegonha garante desde o direito a acompanhante no parto, de livre escolha da gestante, até atenção à saúde da criança de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade, além do acesso ao planejamento reprodutivo.
A Marcha do Parto Humanizado tem o apoio da FMS, Secretaria de Estado da Saúde, Conselho Regional de Enfermagem, Conselho Estadual de Saúde, Fórum de Mulheres Piauienses, Amor de Teresina e associação de moradores.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/541/fms-participa-de-marcha-em-prol-da-humanizacao-do-parto