ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

CAPS AD completa 20 anos e realiza Seminário

CAPS AD completa 20 anos e realiza Seminário
Fonte: Ascom FMS

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) promoveu hoje, 11, o seminário com tema “Promovendo a interdisciplinaridade, a autonomia e a reinserção social”, alusivo aos seus 20 anos de existência. Inaugurado em 11 de agosto de 2003, o CAPS AD foi o primeiro serviço substitutivo ao modelo hospitalocêntrico de Teresina, fundado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

“Foi a partir desse CAPS que nós começamos a mudar o modelo de atenção psicossocial em Teresina, que antes era apenas o modelo hospital. Sabemos das dificuldades de fazer valer a reforma psiquiátrica. Hoje comemoramos os avanços e queremos também refletir e lutar mais em busca das melhorias”, disse Clara Leal, assessora técnica da presidência da FMS.

O CAPS AD atende especificamente pessoas com problemas pelo uso de álcool ou outras drogas. “Somente entre os meses de janeiro a agosto de 2023 foram realizados 16.253 atendimentos pela equipe multiprofissional do serviço”, conta a coordenadora Elizandra Pires.

O seminário teve por objetivo dar visibilidade às ações realizadas neste serviço, no que se refere ao resgate da cidadania dos usuários. O acesso ao CAPS AD ocorre para homens e mulheres maiores de 18 anos que têm problemas com o uso de álcool e outras drogas que chegam à unidade por demanda espontânea ou encaminhados por outros serviços de apoio do município de Teresina – Piauí. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde.

O CAPS AD disponibiliza atendimentos individuais, em grupo, familiares e de crise, visitas domiciliares, oficinas terapêuticas, grupos de família, triagem, matriciamento, entre outros. Esses atendimentos são realizados pela equipe formada por profissionais como psiquiatras, clínico geral, psicólogo, assistente social, nutricionista, educador físico, entre outros.

CAPS AD

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5401/caps-ad-completa-20-anos-e-realiza-seminario