SAÚDE MENTAL

CAPS AD promove seminário alusivo aos seus 20 anos de funcionamento

Será no Auditório Noé Mendes, do Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí (CCHL-UFPI), a partir das 8h da manhã

Amanhã (11) o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) promove um seminário com o tema “Promovendo a interdisciplinaridade, a autonomia e a reinserção social”, alusivo aos seus 20 anos de existência. Será no Auditório Noé Mendes, do Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí (CCHL-UFPI), a partir das 8h da manhã.

 

Inaugurado em 11 de agosto de 2003, o CAPS AD foi o primeiro serviço substitutivo ao modelo hospitalocêntrico de Teresina, fundado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). O serviço atende especificamente pessoas com problemas pelo uso de álcool ou outras drogas. “Somente entre os meses de janeiro a agosto de 2023 foram realizados 16.253 atendimentos pela equipe multiprofissional do serviço”, conta a coordenadora Elizandra Pires.

 

O seminário tem por objetivo dar visibilidade às ações realizadas neste serviço, no que se refere ao resgate da cidadania dos usuários, como explica Elizandra Pires. “Com esta ação, queremos aquecer a discussão sobre a atual política de saúde mental do Brasil, reafirmar a importância da sustentabilidade da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e da luta permanente pelo tratamento em liberdade”, diz.

 

O acesso ao CAPS AD ocorre para homens e mulheres maiores de 18 anos que têm problemas com o uso de álcool e outras drogas que chegam à unidade por demanda espontânea ou encaminhados por outros serviços de apoio do município de Teresina – Piauí. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde.

 

O CAPS AD disponibiliza atendimentos individuais, em grupo, familiares e de crise, visitas domiciliares, oficinas terapêuticas, grupos de família, triagem, matriciamento, entre outros. Esses atendimentos são realizados pela equipe formada por profissionais como psiquiatras, clínico geral, psicólogo, assistente social, nutricionista, educador físico, entre outros.

 

Seminário de 20 anos do CAPS AD - “Promovendo a interdisciplinaridade, a autonomia e a reinserção social”

 

PROGRAMAÇÃO

08:00 - Abertura

08:15 - Composição da mesa

08:30 - Leitura do histórico do CAPS AD

Mediadora: Christina Maira

09:00 - Homenagens

10:00 - Política de Saúde Mental e Rede de Atenção Psicossocial

Palestrante: Elizandra Pires

11:00 - Explanação dos projetos realizados pela equipe do CAPS AD

Apresentadora: Larine Moreira

Intervalo - 12:00 as 13:30

13:30 - Substâncias Psicoativas: do prazer ao desânimo

Palestrante: Dra. Livia Leal

14:30 - Relatos dos usuários: benefícios do acompanhamento no CAPS AD

Mediadora: Thaís Araújo

16:00 - Encerramento

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5395/caps-ad-promove-seminario-alusivo-aos-seus-20-anos-de-funcionamento