PREVENÇÃO

Multivacinação continua em Unidades Básicas de Teresina

Multivacinação continua em Unidades Básicas de Teresina
Fonte: Ascom FMS

Aconteceu hoje, 7, o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação em Teresina. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) disponibilizou 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS), de 8h às 12h, espalhadas por todas as zonas da cidade, para atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias).

O objetivo da campanha, que segue até o dia 14 de outubro, é ampliar as coberturas vacinais em todo o país. “Vamos continuar a vacinação das crianças em nossas Unidades Básicas durante a semana”, afirma Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da capital. Em Teresina existem 189.627 crianças e adolescentes menores de 15 anos. A cobertura vacinal de 2022 foi de 69,40%. A meta é aumentar a cobertura vacinal da BCG e Rotavírus para 90% e a dos outros imunizantes para 95% até o fim do ano.

Marta Reis, de 34 anos, levou a filha Alice de 4 anos para atualizar o cartão de vacina. “Muito importante estarmos atentos para vacinar as crianças no tempo correto. Assim vamos prevenir muitas doenças”, disse. No momento da vacinação, os pais e responsáveis devem portar CPF ou cartão do SUS e a caderneta de vacinação da criança, para que os profissionais de saúde possam conferir os imunizantes faltantes.

As vacinas presentes nos calendários da criança e do adolescente estarão disponibilizadas nas unidades de saúde. No calendário infantil, que inclui a imunização de crianças até 10 anos de idade, são 18 vacinas no total. São elas: BCG, Hepatite B, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Pólio inativada (VIP), Pólio oral (VOP), Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C Conjugada, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A.

No calendário do adolescente há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância. São elas: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano adulto, DTPa, Meningocócica ACWY e HPV quadrivalente. Além disso, as vacinas de gripe e covid-19 também estarão disponíveis para as crianças e adolescentes que ainda não completaram o esquema.

Dia D ubs multivacinação

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5391/multivacinacao-continua-em-unidades-basicas-de-teresina