ATENÇÃO BÁSICA

Teresina está em 5º lugar entre as capitais do Nordeste no ranking Previne Brasil

Fonte: Ascom FMS

Teresina apresentou aumento na nota do Previne Brasil e está em 5º lugar entre as capitais do Nordeste. O programa do Governo Federal garante o repasse de recursos aos municípios, de acordo com o desempenho das Equipes de Saúde da Família.

Desde 2021, ano de implementação do programa, o município saltou de 3,04 pontos para 6,5 no segundo quadrimestre de 2023. Em comparação ao mesmo período do ano passado, Teresina subiu para 13º lugar entre as capitais do Brasil. Os dados completos estão disponíveis para consulta na Biblioteca da Atenção Básica, pelo endereço https://sites.google.com/view/bibliotecafms/ .

“O programa Previne Brasil tem o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços ofertados pela Atenção Primária à Saúde, com base nos dados que medem o nível de responsabilidade e cuidado dos gestores e profissionais da saúde com os cidadãos”, explica Karoline Alencar, gerente de Informações em Saúde da Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O desempenho das cidades é avaliado com base em três critérios: captação ponderada, que calcula o repasse de acordo com a população cadastrada no município; pagamento por desempenho, que define o valor a ser transferido com base nos resultados alcançados pelas equipes de saúde; e incentivo para ações estratégicas, que contempla a implementação de programas e ações para ampliar o acesso à saúde pública.

Como explica a diretora de Atenção Básica da FMS, Nádia Spíndola, a instituição tem realizado ações constantes com o objetivo de cumprir as metas, com atualizações constantes do processo de trabalho dos profissionais para ofertar os serviços de forma longitudinal para a população, vinculando cada vez os usuários ao serviço mais próximo da sua residência. “Também tem sido foco nesse trabalho o monitoramento do desempenho dessas equipes, objetivando fortalecer a atenção primária como centro do cuidado e estratégia prioritária na atenção à saúde da população do município”, comentou ela.

Para o presidente da FMS, Ari Ricardo, o incremento nos resultados é um reflexo do bom trabalho realizado pelos profissionais de saúde do município e vão se refletir no financiamento por parte do Ministério da Saúde, o que vai permitir uma assistência cada vez melhor à população.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5385/teresina-esta-em-5-lugar-entre-as-capitais-do-nordeste-no-ranking-previne-brasil