Ambulatório de Feridas e Pé Diabético começa a funcionar no Lineu Araújo
A inauguração aconteceu nesta segunda-feira no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo
O Ambulatório de Feridas e Pé Diabético do Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (19). A inauguração faz parte de uma das ações promovidas pela a Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP) em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS).
A intenção ao disponibilizar
o serviço à população é promover assistência ao paciente que apresenta
diabetes. De acordo com João Rodrigues, presidente da FMS, o Ambulatório de
Feridas e Pé Diabético vai ser uma referência na área de cuidados com os
pacientes que apresentam este agravo.
O ambulatório é resultado de uma ação simples de reestruturação para o atendimento de uma grande parcela da população, que não tinha atenção do município. Agora, as pessoas terão um atendimento de qualidade, mais rápido e com maior resolutividade, reitera o presidente.
Para a presidente da ADIP, Jeane Melo, a iniciativa deve ser vista como uma melhoria do serviço aos diabéticos, uma vez que não existiam ações realmente focadas nesse público, que são pessoas que, muitas vezes, sofrem amputações. Com o ambulatório, os diabéticos terão atendimento diferenciado de prevenção para que não tenham que amputar seus membros.
O cirurgião vascular do Lineu Araújo, Valrian Campos Feitosa, explica que vários fatores levam um paciente diabético a amputar seus membros. O principal fator é a falta de informação, depois falta de pessoal capacitado para tratar do diabético. Com a melhoria no serviço proporcionada pelo município, a nossa expectativa que o número de pessoas com membros amputados diminua significativamente, finaliza o médico.
Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS
Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/538/ambulatorio-de-feridas-e-pe-diabetico-comeca-a-funcionar-no-lineu-araujo