DIAGNÓSTICOS

UBS Poti Velho realiza Mutirão de Hanseníase

UBS Poti Velho realiza Mutirão de Hanseníase
Fonte: Ascom FMS

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Poti Velho vai realizar amanhã, 28, um Mutirão de Hanseníase no turno da manhã. O mutirão dermatológico tem como objetivo, além de identificação de possíveis casos de hanseníase, alertar a população sobre os sinais e sintomas da doença e incentivar a procura pelos serviços de saúde.

Segundo Gardene Lacerda, gerente da Regional Norte de Saúde, é fundamental que a pessoa dê continuidade ao tratamento. “É importante a pessoa buscar ajuda para o diagnóstico e tratamento, que é gratuito. O tratamento pode durar de 6 a 12 meses, em média, e a doença tem cura. Após aproximadamente 48 a 72 horas de início do tratamento, o paciente deixa de transmitir a doença”, esclarece.

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa crônica, causada pelo Mycobacterium leprae, e é potencialmente incapacitante se não diagnosticada precocemente. Ela acomete principalmente pele e nervos periféricos, mas pode comprometer outros órgãos, principalmente em estágios mais avançados. Pode causar esterilidade, cegueira, deformidades ósseas e articulares e até mesmo o óbito, em alguns casos. Os primeiros sinais e sintomas da hanseníase podem ser manchas, sensação de formigamento, ou apenas áreas da pele dormentes.

UBS Poti Velho mutirão hanseníase

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5374/ubs-poti-velho-realiza-mutirao-de-hanseniase