Dr. Pessoa inaugura reforma e ampliação do Hospital Ozéas Sampaio

Dr. Pessoa inaugura reforma e ampliação do Hospital Ozéas Sampaio
Fonte: Ascom FMS

O prefeito Dr. Pessoa inaugurou hoje (22) a reforma e ampliação do Hospital Ozéas Sampaio. A população do bairro Matadouro e toda a zona norte da capital dispõe agora de uma estrutura moderna e composta por 45 leitos de internação, além de diversos novos serviços.

“Quando chegamos aqui, em fevereiro de 2021, encontramos uma obra parada há anos. O prefeito Dr. Pessoa determinou que ela fosse retomada e nos cobrava todos os dias, por isso estamos muito felizes e agradecidos por esta entrega”, relata a diretora do hospital, Alzira Pádua. “Neste período, conseguimos abrir 19 leitos para dar suporte ao HUT na pandemia, logo depois passamos para 27 leitos, e depois para 34. E hoje estamos chegando a 45 leitos de internação, quatro de estabilização e seis poltronas na sala de estabilização. Além disso, o hospital está preparado para receber as instalações dos aparelhos de raio x, ultrassom e consultório odontológico”, diz a gestora.

A obra teve um custo total de R$ 3.758.602,46, oriundos de emenda parlamentar e recursos próprios da Prefeitura de Teresina. A reforma contou com renovação completa da estrutura, com a criação de novos leitos de enfermaria, nova sala de observação, nova sala de raio-x, novos consultórios médicos e de odontologia e cozinha e refeitório. Para a assistente social Nirlene Guimarães, servidora do Hospital desde 2011, a expectativa é que a nova estrutura permita aprimorar o serviço. “Com a ampliação dos leitos e serviços temos agora também mais profissionais e melhor atendimento, o que vai beneficiar a população”, comenta.

O Prefeito Dr. Pessoa ressaltou o investimento na saúde de Teresina. Segundo ele, a constituição preconiza um investimento de 15% do orçamento municipal na área, mas a capital no período da pandemia ampliou este valor para 43%, e atualmente está em torno de 36%. “Porque os estados circunvizinhos e o Piauí trazem pacientes para cá. Mas o corpo do hospital Ozéas Sampaio está de coração aberto para absorver nossos irmãos que precisam de cuidado físico e espiritual”, disse o prefeito.

O Hospital Ozeas Sampaio, localizado na zona norte, realiza atendimento de urgência e emergência para pacientes adultos 24h/dia. O hospital conta com equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e assistente social. “A gente luta muito por momentos como este, crê muito que vai dar tudo certo e que cada dia mais a gente vai melhorar a nossa saúde e ampliar e qualificar os serviços que já estão sendo prestados”, pontuou o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Ari Ricardo.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5369/dr-pessoa-inaugura-reforma-e-ampliacao-do-hospital-ozeas-sampaio