VACINAÇÃO

Nos 50 anos do programa de imunização, profissionais da FMS passam por capacitação

Fonte: Ascom FMS

Hoje (18), aniversário de 50 anos do Programa Nacional de Imunização (PNI), os enfermeiros e técnicos de enfermagem da Fundação Municipal de Saúde (FMS) iniciaram hoje (18) uma capacitação sobre as novas estratégias preconizadas pelo Ministério da Saúde, bem como a preparação para a campanha de Multivacinação, que começa dia 30 de setembro. A atividade está acontecendo no auditório da FMS, nos turnos manhã e tarde, e terá a duração de dois dias.

O treinamento é voltado para os enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF) e também para os técnicos em enfermagem que atuam nas salas de vacina. Estão sendo abordadas as chamadas atividades de vacinação de alta qualidade – estratégia que vem sendo utilizada pelo Ministério da Saúde de monitoramento para garantir a qualidade do serviço. “O objetivo é avaliarmos a nossa população, montarmos estratégias e avaliamos posteriormente essas estratégias que foram realizadas para ver se elas foram efetivas e se com elas conseguimos melhorar nossas coberturas vacinais”, esclarece a coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias.

Outro ponto abordado é a campanha de multivacinação, que tem como público alvo crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Como explica Emanuelle Dias, este ano o Ministério da Saúde dividiu as etapas de forma regional, e no Piauí ela acontece entre os dias 30 de setembro e 14 de outubro. “Pedimos que neste período a população compareça às salas de vacina para que estejamos atualizando as cadernetas vacinais. Melhorando a cobertura, estaremos protegendo este público, que é mais vulnerável, das doenças que podem ser prevenidas com imunizante”, diz.

Com as duas estratégias, a FMS espera aprimorar o serviço e chegar às metas de vacinação estabelecidas pelo Ministério da Saúde. “Este é nosso objetivo: que até o final do ano a gente amplie as coberturas vacinais atingindo nossas metas”, finaliza Emanuelle Dias.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5358/nos-50-anos-do-programa-de-imunizacao-profissionais-da-fms-passam-por-capacitacao