VACINAÇÃO

Equipe da FMS se reúne para planejar novas ações de vacinação

Equipe da FMS se reúne para planejar novas ações de vacinação
Fonte: FMS

Os profissionais envolvidos na vacinação em Teresina, das diretorias de Atenção Básica e Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS) estiveram reunidos hoje (13) para elaborar o plano de ação, para o terceiro quadrimestre do ano. O planejamento envolve desde a definição da população alvo, escolha das vacinas, definição de novas datas e locais de vacinação, até a logística de transporte e armazenamento.

As atividades seguirão a metodologia de microplanejamento, focado em Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atingir as metas de vacinação, a partir da organização sistemática das atividades de imunização. No mês de agosto, profissionais da FMS participaram de uma oficina de capacitação de facilitadores promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Ministério da Saúde, em Fortaleza.

Os facilitadores atuam em áreas relacionadas com a imunização, vigilância epidemiológica e atenção primária à saúde, para replicar a metodologia nos demais estados e municípios do país. Eles se comprometeram a replicar o processo de microplanejamento das ações de vacinação de alta qualidade nos municípios, territórios e unidades, além de elaborar os planos 2023 – 2024 das  atividades de vacinação de alta qualidade do programa de rotina, intensificação e campanhas.

“O processo de microplanejamento é essencial para que todas as etapas da vacinação sejam realizadas de forma adequada e segura, alcançando o maior número de pessoas possível”, frisou a coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5351/equipe-da-fms-se-reune-para-planejar-novas-acoes-de-vacinacao