SAMU: Número 192 foi acionado 5.045 vezes em outubro

A coordenação do serviço de urgência registrou 21 trotes.

SAMU: Número 192 foi acionado 5.045 vezes em outubro

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Teresina (SAMU), administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), realizou 5.045 atendimentos no mês de outubro.

Traumas por acidente de trânsito continuam sendo uma das ocorrências mais registradas no SAMU, com 465 atendimentos no mês citado. Muitas ocorrências também foram registradas envolvendo urgência clinica adulto e urgência obstétrica.

O SAMU atende através do número 192. A coordenação do serviço de urgência registrou 21 trotes em outubro e 180 remoções de pacientes realizadas por leigos. Em média, o tempo de atendimento das ambulâncias do SAMU é de 15 minutos, realizado por uma rede formada por 13 ambulâncias, sendo dez de suporte básico e três de suporte avançado com UTI, além de duas motolâncias que circulam 24h.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência deve ser acionado sempre que houver acidentes com vítimas, choque elétrico ou acidentes com produtos perigosos, nos casos de problemas cardiorrespiratórios de intoxicação, trauma ou queimadura, de quadros infecciosos, maus tratos, trabalhos de parto ou crises hipertensivas.

“Durante o atendimento, haverá o registro do endereço e telefone da pessoa que solicitou o serviço, além da análise se o caso requer ou não o envio de ambulância”, explica a coordenadora do SAMU Teresina, Suelma Regina Cardoso. Quando não for necessário, o médico orientará como proceder pelo telefone. Caso contrário, a ligação será transferida para um rádio-operador, que acionará a ambulância mais próxima da ocorrência.

*Samara Costa- Ascom/FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/535/samu-numero-192-foi-acionado-5-045-vezes-em-outubro