QUALIFICAÇÃO

Dr. Pessoa participa da cerimônia de conclusão dos cursos técnicos do Programa Saúde com Agente

Fonte: SEMCOM (Rômulo Piauilino)

O Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou, na manhã desta segunda-feira (11), da solenidade de cerimônia de Conclusão dos Cursos Técnicos do Programa “Saúde com Agente”, realizado no auditório Odilon Nunes. Trata-se de um projeto do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Prefeitura.

O Programa “Saúde com Agente” foi desenvolvido para fortalecer a política de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da formação ampla dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).

Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) aderiu a proposta e 579 agentes concluíram os cursos técnicos de Agente Comunitário de Saúde e Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias.

O prefeito Dr. Pessoa parabenizou os alunos e destacou a importância da qualificação para melhorar ainda mais o trabalho junto a população.

“Toda vez que vejo alguém preocupado com a qualificação eu parabenizo. Não basta ter somente conhecimento é preciso se qualificar, se reciclar. A prefeitura vai investir ainda mais para melhorar o trabalho dos agentes, esse grupo que trabalha diretamente cuidando da prevenção da saúde primária. Vamos trabalhar a possibilidade de ainda este ano adquirir tablets para esses agentes de saúde”, disse o gestor do executivo municipal.

Além da oferta dos dois Cursos Técnicos, foi oferecida também formação continuada para tutores e preceptores através de um Curso de Extensão. Outro destaque foi a realização de uma pesquisa nacional sobre o perfil e a atuação dos Agentes de Saúde em todo o país.

Segundo Nádia Espindola, Diretora de Atenção Primária da FMS, o curso teve duração de seis meses.

“Os agentes tiveram aulas teóricas e práticas. E hoje, estamos entregando um certificado simbólico de conclusão e os kits, porque dentro desse curso tinha a programação de entregar os kits que foram patrocinados pela Prefeitura de Teresina. O kit é uma mochila, o colete e o boné e todos que fizeram o curso vão receber”, explicou Nádia.

O Programa Saúde com Agente busca fortalecer o Sistema Único de Saúde, em uma ação inédita que impacta na melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade de vida de toda a população.

O Diretor de Vigilância em Saúde da FMS, Walfrido Salmito, enalteceu a importância da qualificação dos agentes de saúde para a capital.

“Hoje encerramos o curso de saúde com os agentes comunitários de saúde e agente de endemias. Um projeto que qualifica mais os servidores para que a gente tenha uma saúde de melhor qualidade para a população da cidade de Teresina”, falou o gestor.

A agente comunitária de saúde Maria de Araújo Lima, que participou do curso, ressaltou a importância do curso para desenvolver um melhor trabalho junto a comunidade.

“Foi muito importante o curso porque veio acrescentar nos meus conhecimentos e assim posso trabalhar de uma forma mais segura com a comunidade. A gente estava há um tempinho sem cursos. Então, foi muito proveitoso. E a cada dia que passa a gente sente mais confiança em trabalhar com o povo. É bom aprender a fazer coisas novas. Você vê o que está acontecendo no mundo da saúde”, concluiu a agente de saúde.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5348/dr-pessoa-participa-da-cerimonia-de-conclusao-dos-cursos-tecnicos-do-programa-saude-com-agente