Profissionais participam de Encontro sobre Matriciamento da saúde mental

Profissionais participam de Encontro sobre Matriciamento da saúde mental

Para realizar uma discussão acerca das informações sobre o protocolo de encaminhamento dos atendimentos em atenção básica para os serviços de assistência à saúde mental, a Fundação Municipal de Saúde, por intermédio da gerência de Ações Programáticas, realiza o I Encontro sobre Matriciamento em Saúde Mental. O evento acontece nesta sexta-feira (9), de 8h ás 17h, no Auditório do Centro de Formação Odilon Nunes.

Cerca de 200 profissionais da Atenção Básica, do NASF, Consultório de Rua e Residência Terapêutica, entre médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, dentistas, psicólogos e psiquiatras participam do evento, que tem como intuito promover um suporte técnico especializado através de uma estratégia de apoio matricial nas Equipes Estratégia da Saúde da Família.

De acordo com a coordenadora do Encontro, Isabel Karine, as ações de saúde mental na Atenção Básica, devem obedecer ao modelo da rede de cuidado de base territorial, buscando estabelecimento de vínculo e acolhimento dos pacientes.

“A capacitação propicia a articulação necessária entre a atenção básica e a saúde mental, aumentando a capacidade resolutiva da rede de saúde. O paciente, ao chegar na ponta do atendimento, será diagnosticado e, em caso de ter transtorno leve, será tratado pelas equipes Estratégia Saúde da Família. No caso de ser um transtorno mais grave, o paciente será encaminhado ao CAPS”, explica a coordenadora do evento.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/534/profissionais-participam-de-encontro-sobre-matriciamento-da-saude-mental