ATENÇÃO BÁSICA

UBS lança projeto para estimular o acompanhamento pré-natal

O projeto foi lançado durante evento alusivo ao Agosto Dourado na UBS Santa Maria da Codipi

UBS lança projeto para estimular o acompanhamento pré-natal
Fonte: FMS

Em evento alusivo ao Agosto Dourado, mês de conscientização sobre a importância da amamentação, a Unidade Básica de Saúde da Santa Maria da Codipi lançou o projeto “Gestante Nota 10”, que traça 10 metas para qualificar o acompanhamento pré-natal e estimular as gestantes a atingirem esses objetivos.

Entre as metas do Projeto “Gestante Nota 10” estão: Início precoce do pré-natal (até 12 semanas ou 03 meses); Realização de teste rápido de HIV e sífilis no início do pré-natal; Realização de seis ou mais consultas; Entrega dos resultados dos exames do primeiro e terceiro trimestres; Uso de medicações prescritas pelo médico conforme rotina; Vacinação correta e completa; Consulta odontológica; Consulta do parceiro (pelo menos uma vez); Presença nas atividades de sala de espera (em, pelo menos, quatro vezes) e Participação no Grupo de Gestantes, com presença do acompanhante.

O Grupo de Gestantes será realizado uma vez a cada semestre, em dois dias e as gestantes que completarem todas as metas serão premiadas de acordo com a escolha entre: Kit para o recém-nascido ou Ensaio fotográfico de gestante; onde as premiações ocorrerão no 2º dia do Grupo de Gestantes. “Nosso objetivo é trazer a gestante para a UBS, garantindo assim um pré-natal completo e uma gestação saudável”, comenta Lívia Mello, enfermeira da UBS Santa Maria da Codipi.

O evento de Agosto Dourado contou ainda com atividades voltadas para gestantes e mamães, como uma palestra sobre a importância da amamentação e medidas de primeiros socorros para casos de engasgos durante o aleitamento. Foi abordada a importância do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses como fonte alimentar, de imunidade e de vínculo do binômio mãe-filho.

Durante a atividade foram trabalhadas as emoções que envolvem o aleitamento materno, apresentada para as gestantes e puérperas medidas de prevenção a engasgos e morte súbita do recém-nascido, e a estratégia de utilização do ruído branco para acalmar as crianças e facilitar o momento do aleitamento.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5338/ubs-lanca-projeto-para-estimular-o-acompanhamento-pre-natal