Novo Plano de Parto das maternidades é lançado hoje (23)

O plano foi apresentado pela FMS no Encontro Rede Materno-Infantil de Teresina, que aconteceu na manhã de hoje (23)

Novo Plano de Parto das maternidades é lançado hoje (23)
Fonte: Ascom FMS

Promover a humanização por meio de uma maior atenção aos desejos da mulher no momento de dar à luz é o objetivo do novo Plano de Parto Personalizado das maternidades municipais, apresentado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) no Encontro Rede Materno-Infantil de Teresina, que aconteceu na manhã de hoje (23).

De acordo com Ketiana Guimarães, apoiadora institucional de Saúde da Mulher da Atenção Básica, o objetivo do evento foi fortalecer a rede com o encontro das maternidades com a ponta, que são as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que ofertam o atendimento pré-natal. Será nas UBS que o Plano de Parto será aplicado, a partir da 20ª semana de gestação. “A gestante vai poder registrar suas expectativas em relação ao parto, que serão atendidas pela sua maternidade de referência”, explica.

O documento vem para fortalecer a prestação de serviço personalizado e também empoderar a mulher no seu direito à assistência no parto. O presidente da FMS, Ari Ricardo, ressaltou a importância da iniciativa para oferecer um acompanhamento cada vez melhor às futuras mamães. “Nesse momento tão sublime que é a maternidade, é muito importante a FMS poder oportunizar e humanizar cada vez mais tanto o pré-parto como o parto em si”, diz o gestor.

O Encontro Rede Materno-Infantil de Teresina acontece em alusão ao dia da gestante – comemorado no último dia 15 de agosto – e a semana do bebê, que acontece entre os dias 20 e 26 de agosto. Tem por objetivo integrar as maternidades e atenção primária em prol do bem-estar das gestantes, bebês e famílias. Durante o evento, foi apresentada também a carta de serviços aos usuários das maternidades – um documento informativo com objetivo de orientar a população de maneira clara e precisa sobre os serviços oferecidos e outras informações.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5331/novo-plano-de-parto-das-maternidades-e-lancado-hoje-23