Mobilização sobre AIDS, DSTs e hepatites é realizada no CIAMCA

Com o objetivo de diagnosticar precocemente novos casos de DST, AIDS e hepatites virais, além de evitar o surgimento de novos casos e promover qualidade de assistência e tratamento, a Coordenação Municipal de DST e Aids da Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoverá uma mobilização na Maternidade Wall Ferraz (CIAMCA), durante todo o dia no sábado (10).

Esta ação faz parte do projeto Fique Sabendo, de iniciativa do Ministério da Saúde. A comunidade terá a sua disposição serviços como demonstrativo de uso e disponibilização de preservativos masculino, feminino e folders, além de vacinação contra Hepatite B, Dt, VTV e febre amarela e testes rápidos como diagnóstico para HIV e triagem para Hepatite B e C.

A iniciativa já percorreu os presídios de Teresina – Casa de Custódia José de Ribamar Leite e a Penitenciária Irmão Guido – e os hospitais da Primavera e Santa Maria da Codipi. No próximo dia 17, será a vez do Hospital do Satélite. Dia 1º de dezembro, a Unidade Básica de Saúde da Esplanada.

Estima-se que seja atendida em cada sábado uma média de 150 pessoas mobilizadas por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF). “Nossa meta é realizar 750 testes rápidos para HIV, Hepatites B e C em todos os sábados da ação”, calcula Thâmara Vilanova, da Coordenação Municipal de DST e Aids da FMS. “Para tal, disponibilizaremos de 04 testadores na ação que realizarão uma média de 18 a 19 testes por turno/cada, totalizando 150 testes em cada sábado”, esclarece.

Ainda segundo Thâmara Vilanova, a ação justifica-se pela grande quantidade de casos de hepatite B e C ainda subnotificados. “Esta subnotificação está relacionada ao fato de hepatite B e C ser assintomática e existir ainda muita desinformação por parte da população e profissionais de saúde”, explica. Nesse contexto, serão realizados testes para HIV, além da oferta de insumos de informações para esses agravos.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/533/mobilizacao-sobre-aids-dsts-e-hepatites-e-realizada-no-ciamca