HUT

HUT realiza transição de cuidados com melhor desfecho para paciente com AME após 4 anos de internaçã

O HUT realizou um plano de cuidados com a equipe de profissionais da unidade de saúde de Elesbão Veloso.

HUT realiza transição de cuidados com melhor desfecho para paciente com AME após 4 anos de internaçã
Fonte: Ascom HUT

Com um diagnóstico de Atrofia Medular Espinhal (AME), a pequena Allana, de 5 anos, foi internada em 2018 com poucos meses de vida na UTI Infantil do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A família, que são naturais do município de Elesbão Veloso, distante da capital em 165km, estiveram sempre acompanhando de perto o tratamento da filha no Hospital.

O dia 02 de agosto foi mais que especial para Andressa, mãe da Allana, depois de mais de 4 anos como “moradora do HUT” chegou a hora de transferir para uma unidade de saúde mais perto de casa para finalmente integrar a família em torno de um processo de readaptação com menos complicações.

Por se tratar de uma condição rara e degenerativa, a paciente necessita de cuidados permanentes, porém já não requer ficar em um ambiente intensivo de alta complexidade, a transição para o Hospital Estadual Noberto Moura (HENM), na sua cidade natal vai permitir um cuidado mais amistoso, as visitas podem ser mais flexíveis, com todas as medidas necessárias de acordo com a realidade da família, explica Ingrid Rodrigues, diretora do HENM.

Para a transferência de forma segura, o HUT realizou um plano de cuidados com a equipe de profissionais da unidade de saúde de Elesbão Veloso. O objetivo foi prepará-los para suprir as necessidades diárias da criança, permanecendo o HUT como suporte vital de alta complexidade para alguma eventual intercorrência clínica, garante Carla Janaina, gerente de enfermagem da Clínica Pediátrica.

O procedimento de transferência é um momento emocionante, uma equipe do HUT acompanhou a ambulância de suporte avançado até o município de destino. Foram muitos desejos emocionados de uma nova etapa de vida de todos que conviveram com a mãe Andressa e viram a Alanna crescer, em especial da assistente social Josélia Carvalho, do enfermeiro Marco Antônio e da técnica de enfermagem Daniele, que acompanharam desde a sua entrada no ano de 2018.

“Vocês foram nossa família durante esse longo período, me acolheram e cuidaram da minha filha tão bem, não tenho como descrever a alegria de levar minha filha pra mais perto de casa e mais próxima do meu outro filho”, comentou Andressa, emocionada e aliviada.

Nos 04 anos e 11 meses que permaneceu no HUT, o trabalho das equipes: médica, enfermagem, fisioterapia, psicologia, nutrição e serviço social foi dar suporte para evitar complicações graves, além de proporcionar medidas de conforto. O HUT tem sido protagonista em buscar o melhor desfecho para os pacientes de longa internação, a transição entre estruturas hospitalares foi possível com uma união de esforços entre o HUT, Ministério Público e Secretaria da Saúde (SESAPI), entre os benefícios estão à otimização dos leitos hospitalares, além de uma melhor adequação com a realidade da família em seus círculos sociais.

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5303/hut-realiza-transicao-de-cuidados-com-melhor-desfecho-para-paciente-com-ame-apos-4-anos-de-internaca