NUTRIÇÃO

Programa da FMS já dispensou 37 mil fórmulas e dietas enterais

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) mantém um programa de dispensação regular de alimentação para crianças e adultos com necessidades especiais. Segundo dados da instituição, no primeiro semestre de 2023 um total de 37.921 fórmulas e dietas foram dispensadas aos teresinenses.

O Programa de Dispensação de Dietas Enterais e Fórmulas Infantis da FMS foi implantado em 2009 e vem passando por atualizações no decorrer dos anos. Como diz a gerente de nutrição da Diretoria de Atenção Especializada da FMS, Yara Cristina, o trabalho é feito em parceria com as Unidades Básicas de Saúde (UBS). “São as equipes das UBS realizam ações de saúde junto às famílias com crianças que possuem diagnóstico de Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) bem como junto às famílias com pessoas acamadas em uso de Dietas Enterais”, explica.

Um dos principais públicos atendidos pelo programa é o das crianças com APLV, que precisam seguir orientações bem como seguir uma dieta especial. Para isso, foi criado o Consultório APLV no Hospital Municipal da Criança, que conta com atendimento na área de gastropediatria e nutrição. “Somente no primeiro semestre de 2023, um total de 359 crianças foram atendidas pelo serviço”, comenta Yara Cristina.

Para ter acesso ao programa, os pais ou responsáveis devem se dirigir à UBS mais próxima e solicitar um encaminhamento para o consultório APLV. Após passar pelas consultas especializadas, eles receberão os devidos laudos e farão a solicitação no protocolo da FMS, acompanhados de cópias do RG, Cartão SUS, Certidão de Nascimento da criança, Comprovante de residência do responsável, cópias do RG e CPF do responsável e declaração de atendimento pela UBS, contendo equipe da saúde da família e endereço.

Já os pacientes com doença de chron ou necessidade de dieta enteral que desejam receber os produtos devem adquirir laudos de médico e nutricionista do SUS por meio das UBS e dar entrada no protocolo acompanhados de cópias do RG, Cartão SUS, Comprovante de residência do paciente, cópias do RG e CPF do responsável e declaração de atendimento pela UBS, contendo equipe da saúde da família e endereço.

Caso o paciente seja acamado, os responsáveis podem solicitar a visita domiciliar do nutricionista através de agendamento na Gerência de Ações Estratégicas (GAE) da FMS. Após dar entrada dos documentos, o processo será analisado e avaliado e liberado no prazo de 72h, e a distribuição será feita na gerência de nutrição, que fica na sede da FMS. “No recebimento das dietas/fórmula, solicitamos apresentar ao documento com foto original (RG, CNH, ou carteira profissional), paciente e o responsável”, solicita Yara Cristina.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5301/programa-da-fms-ja-dispensou-37-mil-formulas-e-dietas-enterais