ADOLESCENTES
Ação em saúde da UBS Santa Maria da Codipi visa levar jovens para a unidade
Na sala de espera, antes do atendimento individual e sigiloso, é realizada uma atividade coletiva
A Equipe 6 da Unidade Básica de Saúde da Santa Maria da Codipi realizou mais uma edição do Ambulatório de Sexualidade voltado para a Saúde do Adolescente. A atividade visa ter como rotina sua realização em toda última segunda-feira de cada mês para o atendimento do público adolescente (de 10 a 19 anos) com porta aberta, sem a necessidade de agendamento prévio, para realização de ações preventivas, com avaliação antropométrica (peso e altura), vacinação, atividades de educação em saúde, atendimento de enfermagem, solicitação de exames e encaminhamento quando necessário.
“O Ambulatório de Sexualidade em Saúde do Adolescente tem a finalidade de aproximar os jovens adolescentes da UBS e das ações de promoção de saúde, na redução do índice de gravidez na adolescência e prevenção ao uso de drogas, além de tratar de vários temas relacionados às mudanças corporais e sociais desse período da vida”, explica a enfermeira Lívia Mello, da UBS Santa Maria da Codipi.
Na sala de espera, antes do atendimento individual e sigiloso, é realizada uma atividade coletiva para tratar dos tabus e preconceitos em relação ao tema e seus correlatos. Os pais também são convidados a participar e orientados de como abrir o diálogo com os jovens em casa e entenderem do que se trata o Ambulatório.
Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS
Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5300/acao-em-saude-da-ubs-santa-maria-da-codipi-visa-levar-jovens-para-a-unidade