Teresina recebe Núcleo de Apoio à Saúde da Família

O NASF é uma estratégia que tem por objetivo ampliar a gestão da saúde na Atenção Básica.

Nos próximos meses, as equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) de Teresina receberão um reforço para otimizar seu atendimento à comunidade. Este apoio se dará por meio dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), iniciativa do Ministério da Saúde que promove a integração entre os profissionais da ESF e outras áreas de conhecimento.

Já foram implantados dois NASFs, vinculados às Unidades de Saúde da Família dos bairros Planalto Uruguai e Alto da Ressurreição. “Os profissionais, que estão em fase de capacitação, já iniciaram os trabalhos de diagnóstico da área de atuação, que inclui levantamento de dados e indicadores para adequar o trabalho às necessidades do local”, esclarece Edvone Benevides Sabino, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), coordenadora do projeto. Está prevista ainda a implantação de mais dois núcleos, nas USF do Poty Velho e Promorar.

O NASF é uma estratégia que tem por objetivo ampliar, apoiar e aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica e Saúde da Família. Ele deve ser constituído por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, para atuarem no apoio e em parceria com os profissionais das Equipes de Saúde da Família, compartilhando as práticas em saúde nos territórios sob sua responsabilidade.

Os núcleos de Teresina darão assistência a uma média de 8 a 15 Unidades de Saúde da Família. As equipes serão compostas por profissionais nas áreas de fisioterapia, nutrição, psicologia, educação física, terapia ocupacional, assistência social e médicos nas especialidades de ginecologia, pediatria e psiquiatria.

A seleção dos profissionais dos NASFs é feita de acordo com o perfil epidemiológico, quantificação de serviços instalados e estudo das principais demandas de cada área. “Seus requisitos são, além do conhecimento técnico, a responsabilidade por determinado número de equipes ESF e pelo desenvolvimento de habilidades relacionadas ao paradigma da Saúde da Família”, conclui Edvone.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/530/teresina-recebe-nucleo-de-apoio-a-saude-da-familia