HUT

Equipe do HUT comemora resultados de projeto do Proadi-SUS

Os resultados obtidos com a implementação do Programa foram apresentados aos consultores do Oswaldo Cruz, no encontro realizado ontem (04 de Julho) no auditório da unidade.

Equipe do HUT comemora resultados de projeto do Proadi-SUS
Fonte: Ascom HUT

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) encerrou o ciclo do projeto de Reabilitação da Síndrome Pós-Cuidados Intensivos (Reab), desenvolvido durante todo o primeiro semestre de 2023 sob a supervisão do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, como parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS).

O Programa foi aplicado no HUT, na Unidade de Tratamento Intensivo Adulto 04, na clínica médica (pacientes com comorbidades de longa internação) e a participação integrada da Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD).

“O percentual de alcance das metas para as ações implantadas foi à redução de 30% no tempo médio das internações na UTI e de 52% menos tempo internado para a Clínica Médica, ou seja, antes o paciente permanecia conosco por 23 dias, após o Reab essa média caiu para 11 dias, o que reafirma o comprometimento das equipes envolvidas com a melhoria dos processos e do resultado da atenção à saúde”, destaca a coordenadora de enfermagem, Silvia Alcântara.

As oportunidades de melhorias foram executadas a partir da aplicação das ferramentas de gestão da qualidade como: 5S, Gemba, 5W2H e diagrama de Ishikawa para análise de causa raiz. Todos os processos foram monitorados a partir de indicadores fornecendo dados para ações que possibilitaram o aumento do giro de leitos no hospital e receber mais pacientes que aguardavam uma vaga de UTI.

Com o desenvolvimento do projeto, o HUT teve a oportunidade ainda de apresentar o case  “Melhor em Casa” do EMAD. Na iniciativa, uma equipe de saúde da instituição visita 60 pacientes e familiares em seu domicílio, após alta hospitalar contribuindo ainda mais com a missão de prestar assistência à saúde integral, humanizada e a reinserção do paciente na sociedade.

A finalização do projeto Reab deixa um legado: “Foi possível ampliar as ações de qualificação em direção à maior eficiência na gestão, otimizando a reabilitação e melhorando a utilização dos leitos”, finaliza Anderson Dantas, diretor geral.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5257/equipe-do-hut-comemora-resultados-de-projeto-do-proadi-sus