HUT
HUT usa conceito de gestão japonês para melhorar o atendimento
A metodologia é conhecida como “Gemba”, que significa ir até onde as coisas realmente acontecem
O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) utiliza um conceito japonês para transformação do processo de trabalho cotidiano e orientado para a melhoria da qualidade do atendimento. A metodologia é conhecida como “Gemba”, que significa ir até onde as coisas realmente acontecem. A ideia é mapear os processos de trabalho e tratar diretamente com quem atua na assistência, de modo a implementar ações de melhoria.
Frequentemente a diretoria, assessores técnicos e líderes da qualidade, visitam clínicas, postos, UTIs e núcleos internos. Assim, podem ouvir as demandas através das ações de médicos, enfermeiras, técnicos, e uma vasta diversidade de profissionais que agem sobre o paciente, identificando soluções que facilitem os processos.
Em síntese, são mudanças simples, mas que corrigem possíveis inadequações e melhoram o desempenho da unidade de saúde. Em um curto período de tempo, o “Gemba” já visitou áreas como: Laboratório de Patologia, Clínica Médica, UTI 4, Unidade de Queimados e Emad (Atenção Domiciliar). A iniciativa já está gerando bons resultados como adequações de escalas de profissionais da limpeza, investimento no aquecimento da agua usada no banho de pacientes da UTI, ajudando a minimizar o desconforto, dentre outros, explica Italo Costa, diretor técnico.
“As sugestões demonstradas, por meio do mapeamento dos processos nas próprias áreas, mostram o quanto os profissionais do HUT são dedicados a entregar uma assistência de excelência aos usuários do SUS e não medem esforços para salvar vidas”, avalia o médico e diretor geral Anderson Dantas.
O “Gemba” é um conceito da filosofia “Lean nas Emergências” ferramentas de gestão que caminham juntas com o propósito de tornar o atendimento mais eficiente e consolida uma nova cultura de gestão no HUT, Hospital de alta complexidade mantido pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS
Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5249/hut-usa-conceito-de-gestao-japones-para-melhorar-o-atendimento