NUTRIÇÃO

No Junho Verde, FMS lança painel para monitoramento dos riscos de desnutrição hospitalar

O projeto foi apresentado em evento realizado hoje (29) no auditório da FMS.

Em alusão ao Junho Verde, mês de conscientização sobre a desnutrição hospitalar, a gerência de Nutrição da Fundação Municipal de Saúde (FMS) está lançando hoje (29) o Painel de Risco Nutricional, que tem por objetivo de acompanhar e combater os riscos de desnutrição hospitalar.

O painel já está em funcionamento no Hospital Oséas Sampaio (no bairro Matadouro), monitorado pela nutricionista Natália Chaves, e agora será estendido para as demais unidades hospitalares do município. De acordo com Yara Cristina Leal, gerente de Nutrição da FMS, o painel é uma forma de otimizar o acompanhamento através do escalonamento do risco nutricional dos pacientes internados em instituições hospitalares.

O projeto foi apresentado no evento alusivo ao Junho Verde realizado hoje (29) no auditório da FMS. A ação contou com palestras educativas que visaram conscientizar as equipes de saúde, em especial os nutricionistas, sobre as atualizações acerca da assistência nutricional hospitalar frente ao tema, bem como trouxe o relato de experiências realizadas na rede municipal de saúde para reduzir as taxas de desnutrição hospitalar.

“A desnutrição é uma preocupação nos ambientes hospitalares, devido às suas altas taxas e por ainda ser subdiagnosticada. Os resultados da desnutrição refletem em aumento do tempo de hospitalização, dos custos hospitalares e da mortalidade. Por isso é de extrema importância mudarmos esse cenário”, comenta Yara Leal. “Diante desse contexto, cabe-nos alertar e propor estratégias sobre a importância da participação dos profissionais de saúde na identificação do risco nutricional do paciente nas primeiras 48h de admissão. Atuar nesses pontos críticos torna-se essencial para garantir as necessidades nutricionais dos pacientes”, esclareceu a gerente.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5246/no-junho-verde-fms-lanca-painel-para-monitoramento-dos-riscos-de-desnutricao-hospitalar