SAÚDE NA ESCOLA

FMS realiza ações de saúde por meio do Programa Saúde na Escola

Por meio do PSE são realizadas ações preventivas nas escolas

FMS realiza ações de saúde por meio do Programa Saúde na Escola

Profissionais da Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora da Paz, zona Sul, realizaram avaliação de acuidade visual na Escola Municipal Cristina Evangelista como ação do Programa Saúde na Escola (PSE) e com os profissionais do Estratégia Saúde da Família (ESF) equipe 205. Outra ação aconteceu no Centro Municipal de Educação Marcos Vilaça pela equipe 43 do ESF com orientações sobre os cuidados com a saúde bucal.

Por meio do PSE são realizadas ações preventivas nas escolas durante todo o ano buscando sinais que demandem avaliação médica e acompanhamento por outros profissionais em saúde da atenção primária. Esse programa tem como objetivo a promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

A coordenadora da UBS Nossa Senhora da Paz, Maria das Dores Vieira, explica que os profissionais da saúde contribuem com as ações educativas e de saúde. “São orientações para os cuidados com a saúde bucal e feitos testes de acuidade visual para identificar possíveis problemas de visão nos estudantes”, fala.

Quando os profissionais constatam algum tipo de dificuldade de visão, encaminham as crianças para o acompanhamento de um oftalmologista.

Fonte: Ascom FMS
prevençao escola saude fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5241/fms-realiza-acoes-de-saude-por-meio-do-programa-saude-na-escola