HUT

Servidores da FMS e HUT fazem curso de proteção para trabalho em altura

O curso teve duração de 8 horas e direcionado para servidores do Serviço de Manutenção, Serviço de Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SEMST)

Servidores da FMS e HUT fazem curso de proteção para trabalho em altura
Fonte: Ascom HUT

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), por meio da Unidade de Educação, promoveu durante todo o sábado (24), um treinamento de proteção para o trabalho em altura, conforme a Norma Regulamentadora nº 35 do Ministério do Trabalho.

O curso de atualização teve duração de 8 horas e direcionado para servidores do Serviço de Manutenção, Serviço de Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SEMST) do HUT e da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Além da teoria, os 17 participantes tiveram a prática em uma das aberturas vertical (área técnica) do prédio do HUT, sob a orientação do engenheiro, Jackson Silva, instrutor do Senac-PI.

Durante a capacitação foram abordados temas como: análise de risco e condições impeditivas, medidas de prevenção e controle, equipamento de proteção individual, condutas em situação de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e primeiros socorros.

“Vale lembrar que, de acordo com a norma, trabalho em altura é todo aquele executado acima de dois metros do nível inferior, em que há risco de queda, por isso devemos adotar medidas de proteção para garantir a segurança do servidor na realização dessas atividades”, pontua Maciel Moraes Filho, engenheiro eletricista do HUT.

A NR-35, que trata sobre o trabalho em altura, é uma Norma que estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.

Traumas graves decorrentes de quedas de altura em ambientes domésticos e profissionais representam cerca de 17% do total de entradas de acidentes por quedas no pronto atendimento do HUT. O treinamento realizado faz parte do cronograma de educação continuada desenvolvido pelo HUT, visando sempre à segurança dos trabalhadores da rede de saúde da Prefeitura Municipal de Teresina.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5238/servidores-da-fms-e-hut-fazem-curso-de-protecao-para-trabalho-em-altura