HOSPITAL
Hospital Ozeas Sampaio realiza ação educativa sobre desnutrição hospitalar
Desnutrição é uma condição muito frequente durante os processos de internação
Neste mês de junho foi escolhida a cor verde para chamar a atenção, combater e conscientizar sobre a desnutrição hospitalar. No Hospital Ozeas Sampaio, administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e localizado bairro Matadouro, teve ação educativa esta semana no refeitório e nas enfermarias.
A desnutrição é provocada pelo consumo insuficiente de alimentos ou de um nutriente essencial como vitaminas e sais minerais. A alimentação hospitalar apresenta características específicas, podendo ser realizada por via oral (pela boca), enteral (por sonda) e parenteral (acesso na veia).
A nutricionista Natália Chaves, do Hospital Ozéas Sampaio, destaca dados nacionais sobre a desnutrição hospitalar. “A desnutrição é uma condição muito frequente durante os processos de internação, tendo um índice de prevalência de até 50% nos leitos hospitalares. É marcante também o fato de na admissão encontramos um risco acentuado em até 60% dos pacientes”, diz. A nutricionista informa que são dados da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).
Segundo a nutricionista da FMS, entre as maiores consequências são verificados o aumento no tempo da internação, maior risco para lesões por pressão e dificuldades no processo de cicatrização, redução da imunidade e risco para novas infecções e risco aumentado para piores prognósticos.
No ambiente hospitalar, o nutricionista clínico é responsável por prescrever a conduta nutricional a partir da prescrição médica, que indica a via e a consistência da alimentação. Este profissional, então, ajusta a terapia com as informações obtidas na avaliação prévia para que a alimentação seja uma aliada importante no tratamento e restabelecimento da saúde.
Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS
Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5220/hospital-ozeas-sampaio-realiza-acao-educativa-sobre-desnutricao-hospitalar