VACINAÇÃO

FMS alerta para a necessidade de vacinação contra a gripe e covid-19

Um total de 42,9% do público prioritário tomou a vacina contra a gripe e 14% tomou a dose da vacina bivalente em Teresina.

Um total de 42,9% do público prioritário tomou a vacina contra a influenza (gripe) em Teresina. Além disso, apenas 14% da população-alvo tomou a dose bivalente da vacina contra a covid-19, que protege também contra a variante ômicron. Diante destes números, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) faz um apelo para que a população compareça aos postos de vacinação.

Conforme analisa Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS, Teresina está seguindo uma tendência nacional de baixos números de imunização, tanto para a gripe como para a covid-19. “Apesar do Piauí estar no topo dos estados em cobertura para influenza e sexto para a covid-19 bivalente, os números ainda não estão satisfatórios no Brasil inteiro”, diz.

Até o momento, o público-alvo com maior porcentagem de vacinação para a gripe é o dos trabalhadores da saúde, com 54,72%. Em seguida está o grupo dos idosos – com 51,73% - e o das gestantes, com 29,72%. “A vacina da gripe está disponível para toda a população acima dos 6 meses, mas nossa maior preocupação está nos grupos prioritários pois eles são mais suscetíveis às complicações da doença, como hospitalizações e mesmo óbito. O mesmo vale para a covid-19”, alerta a coordenadora.

A vacina da gripe e a da covid bivalente estão disponíveis de segunda a sexta das 9h às 17h nos terminais do Buenos Aires e Parque Piauí, além do Teresina Shopping – edifício garagem G3. Além disso, as Unidades Básicas de Saúde também ofertam os imunizantes, sendo o da gripe todos os dias da semana e o da covid-19 bivalente às terças e quintas. Nestes locais, o horário de funcionamento é das 8h às 12h e 13h às 17h

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5216/fms-alerta-para-a-necessidade-de-vacinacao-contra-a-gripe-e-covid-19