SAÚDE BUCAL

Unidades de saúde da FMS promovem ações de educação em saúde em escolas

A educação em saúde tem um foco positivista, baseando-se em um modelo biológico

Unidades de saúde da FMS promovem ações de educação em saúde em escolas
Fonte: Ascom FMS

A Escola Municipal Luís Fortes recebeu equipes de saúde bucal da Unidade Básica de Saúde São Camilo, administrada pela Fundação Municipal de Saúde. Na ocasião, foi realizada atividade de educação em saúde com foco na escovação supervisionada com as crianças, mostrando a importância de uma boa escovação.

“Desenvolvemos esse tipo de ação em diversas escolas. A educação em saúde é um componente muito importante, que é reconhecido como parte do processo de trabalho das Equipes de Saúde da Família da Atenção Básica, que é uma estratégia de acesso preferencial com seu foco em coordenar o cuidado e ordenar a rede de atenção em saúde construindo vínculos na perspectiva de gerar autonomia nos indivíduos e na comunidade”, explica a gerente da Regional Sul da FMS, Midian Viana.

Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários. Não cuidar dos dentes adequadamente, pode inclusive acarretar ou agravar doenças cardiovasculares e diabetes. O Programa Saúde na Escola busca articular os espaços de aprendizagem às Unidades Básicas de Saúde (UBS) nas comunidades. O cuidado com a boca e os dentes é um dos pilares do PSE e tem como objetivo desenvolver o autocuidado e minimizar riscos por meio de estratégias individuais e coletivas que contam com a participação de profissionais de educação e de saúde.

“A educação em saúde tem um foco positivista, baseando-se em um modelo biológico, informando a população sobre seu bem estar físico, mental e social para que a partir disso se torne responsável por sua própria saúde”, fala Midian Viana.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5215/unidades-de-saude-da-fms-promovem-acoes-de-educacao-em-saude-em-escolas