Núcleo de Apoio à Saúde da Família é implantado em Teresina

O NASF tem por objetivo apoiar, ampliar e aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básic

Em um esforço de otimizar os serviços da Estratégia Saúde da Família (ESF) para a comunidade, por meio da integração entre seus profissionais e outras áreas de conhecimento, o Ministério da Saúde criou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Nos próximos meses, Teresina receberá suas primeiras unidades do NASF, segundo informa a Fundação Municipal de Saúde (FMS).

“Está prevista a abertura de dois NASFs no mês de outubro e mais dois para o mês de novembro, mas já estamos em fase de capacitação dos profissionais”, conta Edvone Benevides Sabino, coordenadora do projeto. Os núcleos estarão vinculados às Unidades de Saúde da Família dos bairros Planalto Uruguai, Alto da Ressurreição, Poty Velho e Promorar.

O NASF é uma estratégia que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica e Saúde da Família. Ele deve ser constituído por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, para atuarem no apoio e em parceria com os profissionais das Equipes de Saúde da Família, compartilhando as práticas em saúde nos territórios sob sua responsabilidade.

Os núcleos de Teresina serão compostos pelos seguintes profissionais: Psicólogo; Assistente Social; Fisioterapeuta; Profissional da Educação Física; Nutricionista; Terapeuta Ocupacional; Médico Ginecologista; Médico Pediatra; e Médico Psiquiatra. Estas equipes darão assistência a uma média de 8 a 15 Unidades de Saúde da Família.

A seleção dos profissionais dos NASFs se deu de acordo com o perfil epidemiológico, quantificação de serviços instalados e estudo das principais demandas de cada área. “Seus requisitos são, além do conhecimento técnico, a responsabilidade por determinado número de equipes de Saúde da Família e o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao paradigma da Saúde da Família”, afirma Edvone.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/521/nucleo-de-apoio-a-saude-da-familia-e-implantado-em-teresina