SAÚDE MENTAL

FMS realiza palestra sobre crise suicida e providências primárias

“Reflexões sobre a crise suicida: providências primárias”. Esse é o tema da palestra que será ministrada nesta sexta-feira, 09 de outubro, às 15h, para os profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da Prefeitura de Teresina. A atividade acontecerá no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e será proferira pela psicóloga Selena Mesquita.

De acordo com a psicóloga, a atividade tem por objetivo sensibilizar os profissionais dos CAPS sobre a prática do cuidar de pessoas que tenham transtornos mentais e que já tenham tentado o suicídio. “O tema suicídio é muito difícil de ser abordado junto à sociedade e também entre os profissionais de saúde. Na palestra iremos dimensionar a problemática no Brasil e no Piauí, bem como falaremos sobre as principais formas de prevenção e cuidados”, explica Selena Mesquita.

Durante a palestra a psicóloga irá abordar aspectos como os estados emocionais frequentes na crise suicida; as formas simples de colaborar com a prevenção, como auxiliar as pessoas a falarem sobre o assunto de forma correta para evitar o “efeito contágio”; a postura dos profissionais de saúde diante da questão suicídio; fatores de risco; como avaliar o risco; quais as primeiras providências a serem tomadas; transtornos mentais como principal fator de risco para o suicídio; plano geral de amparo ao suicídio; plano de segurança, entre outros assuntos.

A palestra foi idealizada pelo CAPS III dentro da programação alusiva ao Dia Mundial de Saúde Mental, lembrado em 10 de outubro. “Além da atenção aos nossos usuários, precisamos também dar atenção aos cuidadores. E essa palestra subsidiará os nossos profissionais a respeito de um tema tão difícil de ser trabalhado que é o suicídio. E contaremos com uma atividade que será ministrada por uma profissional capacitada que estuda e atua em relação ao suicídio, que é a psicóloga Selena”, destaca Adriana Medeiros, coordenadora do CAPS III.

Selena Mesquita é psicóloga, mestre em Psicologia, doutoranda do programa de Pós-graduação de Psicologia da Universidade de Fortaleza, integra o grupo de trabalho “Experiências Potencializadoras da Vida”. Vem pesquisando e atuando principalmente nos seguintes temas: prevenção do suicídio, envelhecimento, tempo social, cultura e contemporaneidade. Colabora com pesquisa sobre o suicídio de idosos no Brasil, desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública (FIOCRUZ) desde 2010.

saúde mental crise suicida palestra fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/52/fms-realiza-palestra-sobre-crise-suicida-e-providencias-primarias