ACONSELHAMENTO

UBS Cidade Verde reúne usuários para orientações sobre métodos contraceptivos

UBS Cidade Verde reúne usuários para orientações sobre métodos contraceptivos
Fonte: FMS

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cidade Verde, na zona Norte, realizou na manhã de hoje (06) uma reunião para orientação de seus usuários para esclarecimentos sobre métodos contraceptivos, em especial os procedimentos de laqueadura e vasectomia, considerados permanentes e ofertados pelo SUS. A conversa foi conduzida pela assistente social Juraci Teixeira e a enfermeira Giordana Noleto, da equipe 176.

Esta reunião faz parte do programa de planejamento familiar mantido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). Durante os meses de maio e junho, uma equipe de assistente social e enfermeiro estão realizando visitas às UBS de Teresina, aconselhando e dando informações para as famílias escolherem qual o método anticoncepcional que querem fazer.

"Estamos dando ênfase nos procedimentos de laqueadura e vasectomia por serem permanentes e irreversíveis", informa Gardene Lacerda, coordenadora regional Norte da FMS. Na decisão sobre o método anticoncepcional a ser usado devem ser levados em consideração os seguintes aspectos: A escolha da mulher, do homem ou do casal; características dos métodos; fatores individuais e situacionais relacionados aos usuários do método. “As famílias podem conversar com as equipes de saúde para saberem se estão dentro do perfil e optarem pelo método mais adequado”, diz a coordenadora.

A laqueadura e vasectomia são feitos por encaminhamento do SUS após consulta na Unidade Básica de Saúde. A partir desta data será iniciada a contagem de 60 dias, tempo recomendado entre manifestação da vontade e o ato cirúrgico, que é realizado nas maternidades e hospitais municipais.

Além destes, a FMS oferece ainda aplicação de DIU e oferta medicamentos anticoncepcionais (orais e injetáveis) e métodos de barreira - preservativos feminino e masculino.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5194/ubs-cidade-verde-reune-usuarios-para-orientacoes-sobre-metodos-contraceptivos