TESTAGEM
UBS Planalto Uruguai realiza manhã de testagem para combate às hepatites virais
O diagnóstico das hepatites B e C é feito por meio de testes rápidos e de exames de sangue complementares
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Planalto Uruguai, através da Equipe de Saúde da Família 105, realizou uma manhã de atividades de educação em saúde, cujo foco era conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico das hepatites virais. Foram realizadas palestras e testes rápidos para hepatite B e C.
Os testes rápidos são práticos e de fácil execução; podem ser realizados com a coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo ou ainda pode ser amostra de fluido oral, e fornecem o resultado em, no máximo, 30 minutos. Para saber se há a necessidade de realizar exames que detectem as hepatites B e C, observe se você já se expôs a algumas destas situações: praticou sexo desprotegido ou compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam.
O diagnóstico das hepatites B e C é feito por meio de testes rápidos e de exames de sangue complementares, disponíveis na rede de serviços de saúde do SUS. Na investigação das hepatites B e C, é preciso um intervalo de pelo menos 60 dias após o possível contato inicial com os vírus para que os antígenos virais (no caso da hepatite B) ou anticorpos (no caso da hepatite C) sejam detectados no exame de sangue. Após diagnóstico concluído, o profissional de saúde indicará o tratamento adequado.
Lembre-se de que existe uma vacina para prevenir a hepatite B. Procure uma unidade de saúde para se informar.
Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS
Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5191/ubs-planalto-uruguai-realiza-manha-de-testagem-para-combate-as-hepatites-virais