ATENDIMENTO

UBS Santa Maria da Codipi promove mais uma edição do ambulatório do adolescente

O projeto tem por objetivo atender público de 10 a 19 anos, sem a necessidade de agendamento prévio

UBS Santa Maria da Codipi promove mais uma edição do ambulatório do adolescente
Fonte: FMS

A Unidade Básica de Saúde da Santa Maria da Codipi realizou ontem (30) mais um encontro do Ambulatório de Sexualidade voltado para a Saúde do Adolescente, que acontece sempre na última segunda-feira de cada mês. O projeto tem por objetivo atender público de 10 a 19 anos, sem a necessidade de agendamento prévio, para realização de ações preventivas e de educação em saúde.

O ambulatório oferece serviços como avaliação antropométrica (peso e altura), vacinação, atividades de educação em saúde, atendimento de Enfermagem, solicitação de exames e encaminhamento quando necessário. “Nossa intenção é aproximar o adolescente aos cuidados em saúde, evitar adoecimento e contribuir na formação e redução de riscos para gravidez na adolescência e ao uso de drogas”, informa Lívia Mello, enfermeira da UBS.

Na sala de espera, antes do atendimento individual e sigiloso, é realizada uma atividade coletiva para tratar dos tabus e preconceitos em relação ao tema e seus correlatos. “Os pais também são convidados a participar e são bem-vindos para entenderem do que se trata o Ambulatório e se apropriarem das informações para que o debate sobre a sexualidade continue no ambiente domiciliar”, diz a enfermeira.

Participaram do encontro 22 adolescentes, com idades entre oito e 21 anos. Foram feitas 17 solicitações de exames de rotina, cinco avaliações de resultados de exames, duas prescrições medicamentosas e encaminhamentos para oftalmologia e ortopedia. Houve ainda a vacinação de 25 pessoas com idade entre 10 a 24 anos com administração de 38 doses de vacinas como gripe, HPV, Meningocócica ACWY, Tríplice viral e Dupla adulto.

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5177/ubs-santa-maria-da-codipi-promove-mais-uma-edicao-do-ambulatorio-do-adolescente