DIA MUNDIAL SEM TABACO

Programa de Combate ao Tabagismo promove atividade no Parque Piauí

Em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, dia 31 de maio, o Programa Municipal de Controle e Tratamento do Tabagismo de Teresina promove uma atividade de conscientização junto à população. Será no auditório do Centro Social Urbano do Parque Piauí (CSU) a partir das 8h30 da manhã.

A programação é voltada para toda a comunidade e terá duas palestras: uma com tema “A Importância de parar de fumar para uma vida saudável” –ministrada pelo médico do programa, Robert Abreu – e outra intitulada “Considerações sobre o dia mundial sem tabaco”, ministrada pela coordenadora estadual do Programa do Tabagismo, Luciana Sena. Além disso, haverá um momento de relaxamento, ginástica laboral com educador físico, apresentação cultural e um coffee break.

O Programa Municipal de Controle do Tabagismo existe desde 2010 e funciona no Hospital da Criança, no Parque Piauí. De acordo com dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS), 860 pessoas já participaram do programa, com uma taxa de cessação do tabagismo de cerca de 60%.

A coordenadora do programa no Parque Piauí, Alba Valéria Batista, informa que atualmente dois grupos se encontram em acompanhamento. “O tratamento, que dura cerca de um ano, concilia terapia em grupo e uso de medicamentos, com apoio de uma equipe formada por três assistentes sociais, um psicólogo, uma nutricionista, um médico de apoio e duas enfermeiras”, explica.

As reuniões do programa acontecem às quintas-feiras nos turnos da manhã de 08:00h às 10:00h e a tarde de 15:00hs às 17:00hs, numa sala do Centro Social Urbano do Parque Piauí-CSU, que fica ao lado do hospital.

Os interessados em ingressar no tratamento devem procurar a sala do serviço social do Hospital Municipal da Criança, de segunda a sexta-feira das 7h às 22h.  Podem ainda fazer contato por telefone pelo número 3220-5939.

Tabagismo

Atualmente, cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o planeta são fumantes. Uma em cada dez mortes de adultos está relacionada ao tabaco. Somente no Brasil morrem cerca de 200 mil pessoas por ano por doenças relacionadas ao tabagismo. “O tabagismo é um grave problema de saúde pública. A nicotina do tabaco causa dependência química similar à dependência de drogas como cocaína e é um fator que causa quase 50 diferentes doenças incapacitantes e fatais. Os malefícios do cigarro não são apenas individuais, mas também coletivos”, afirmou Alba Valéria Batista.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5176/programa-de-combate-ao-tabagismo-promove-atividade-no-parque-piaui