ATENDIMENTO

Equipe da UBS Santa Maria da Codipi realiza ação da saúde em ambiente escolar

Desta vez, a ação aconteceu na Unidade Escolar Tenente Araújo

Equipe da UBS Santa Maria da Codipi realiza ação da saúde em ambiente escolar
Fonte: FMS

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Maria da Codipi realizou na última sexta-feira (26) mais uma edição do Projeto Consultório na Escola, ação de educação em saúde e mobilização social com os professores e alunos. Desta vez, a ação aconteceu na Unidade Escolar Tenente Araújo, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC).

Durante a ação, foi realizado o atendimento individual de 21 crianças do terceiro ano fundamental, com idade média de 8 e 9 anos. Eles passaram por exames de antropometria (verificação de peso e altura de acordo com a idade) e encaminhamentos para consultas especializadas, sendo quatro para oftalmologia e um para psicologia.

Além disso, a equipe realizou ainda uma atividade de proteção em saúde voltada para os professores e funcionários da escola. “Administramos 24 doses de vacinas, como hepatite B, dupla adulto e influenza”, informou a enfermeira da equipe 06 da UBS Santa Maria da Codipi, Lívia Mello. “Foi realizada ainda a avaliação do calendário vacinal dos alunos, que estavam todos em dia”, comentou.

A articulação entre escola e rede básica de saúde é a base do Programa Saúde na Escola (PSE). O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileira. “Com este projeto tentamos garantir sua implementação, sustentabilidade e qualidade com o potencial de assistir 915 estudantes durante o ano letivo”, diz a enfermeira Lívia Mello.

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5171/equipe-da-ubs-santa-maria-da-codipi-realiza-acao-da-saude-em-ambiente-escolar