Teresina ganha mais nove academias ao ar livre

Teresina ganha mais nove academias ao ar livre

Até o final desta semana será concluída a implantação de mais nove academias ao ar livre em diferentes bairros de Teresina. Toda população pode ter acesso aos equipamentos de ginástica. Para a implantação das novas academias foram investidos R$ 304.687,50 provenientes de um Contrato de Repasse entre Ministério do Esporte/Caixa com a Prefeitura de Teresina.

Já foram instaladas as academias na praça principal do bairro Bela Vista, zona Sul, e nas praças dos bairros Buenos Aires, Itaperu e Santa Maria da Codipi, todos na zona Norte. Hoje os aparelhos estão sendo montados na área da Ponte Estaiada e do Parque da Cidade. Por último, as academias serão instaladas nas praças do bairro Todos os Santos e Conjunto Dagmar Mazza, zona Sudeste, além do Parque Piauí, zona Sul.

As academias beneficiarão os moradores dos bairros onde foram instalados e das comunidades adjacentes. “Ter uma vida mais saudável e longe do sedentarismo é uma realidade cada vez mais presente na vida de inúmeros teresinenses graças às academias populares que estão sendo implantadas na cidade”, comenta o presidente da Fundação Municipal de Saúde, João Rodrigues Filho, destacando que entre os principais beneficiados estão os idosos.

Atualmente, já está em funcionamento na cidade 13 academias populares que têm proporcionado mais qualidade de vida para pessoas como a aposentada Maria de Lourdes Pereira, 65 anos. Dona Lourdes conta que todo final de tarde vai para academia que tem em seu bairro, a Grande Pedra Mole, zona Leste. “Lá a gente tem um quadro informando bem direitinho como usar cada aparelho. Eu nem leio mais, pois já aprendi a forma correta de usar cada equipamento”, revela a aposentada, que durante os exercícios está sempre acompanhada da sua neta, a jovem Lívia Pereira, de 12 anos.

José Machado, 50 anos, mora no bairro Aeroporto, zona Norte, e frequenta a academia da Vila Operária três vezes por semana desde que a academia foi inaugurada. “Agora, com a academia disponibilizada para a população, podemos fazer exercícios, o que trouxe maior disposição para as atividades do dia a dia”, revela José Machado.

A prática de exercícios físicos com regularidade é recomendada por profissionais e órgãos relacionados à saúde. O presidente da FMS, João Rodrigues Filho, alerta que a população não deve encarar as atividades como algo supérfluo ou um luxo reservado apenas para quem tem objetivos estéticos. “É uma questão de saúde pública”, enfatiza. Ele lembra a população deve se exercitar com a mesma naturalidade com que acorda e realiza as refeições. “Devemos nos cuidar por toda vida, desde à infância até à terceira idade. Quem cuida do corpo, tem mais disposição para vida”, argumenta João Rodrigues Filho.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/517/teresina-ganha-mais-nove-academias-ao-ar-livre