TRABALHO

FMS realiza 2º Fórum de Geração de Trabalho e Renda da rede de saúde mental

Pessoas com deficiência psicossocial apresentam sequelas de transtornos mentais

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina vai realizar dia 26, a partir das 8 horas, o 2º Fórum de Geração de Trabalho e Renda da rede de saúde mental. Evento, que acontecerá no auditório do Centro de Formação Professor Odilon Nunes, e visa discutir sobre a importância da geração de renda e olhar diferente para o pessoal da saúde mental.

Empresas que contratam por meio do sistema de cotas para deficientes estarão presentes. “O momento servirá para sensibilizar mais empresários e mostrar os resultados do trabalho. Nosso objetivo é mostrar o exemplo dessas pessoas que já estão no mercado de trabalho, como elas podem ser produtivas e contribuir para as empresas. O fórum quer promover uma quebra de estigmas e preconceitos”, diz Laryssa Carvalho, gerente de saúde mental da FMS.

Pessoas com deficiência psicossocial apresentam sequelas de transtornos mentais, mas que não as incapacita de trabalhar e ter uma vida produtiva. Uma vida produtiva leva a uma melhor qualidade de vida, que se reflete diretamente no bem-estar do corpo e mente.

Legislação garante direitos

De acordo com a Lei de número 8213/91, também conhecida como Lei de Cotas, toda empresa com 100 ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência.

A partir de 2006, a deficiência psicossocial, também chamada de "deficiência psiquiátrica" ou "deficiência por saúde mental", foi enquadrada no rol de deficiências pela Convenção sobre os direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), adotada na Assembleia Geral da ONU. No Brasil, a deficiência psicossocial passou a valer quando o Congresso nacional ratificou, com equivalência de emenda constitucional, a citada convenção da ONU através do decreto legislativo 186, de 09/07/08, e a promulgou através do decreto 6.949, de 25/08/09.

2º Fórum de Geração de Trabalho e Renda fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5165/fms-realiza-2-forum-de-geracao-de-trabalho-e-renda-da-rede-de-saude-mental