PARCERIA

FMS assina convênio com SESC e CMT para levar exames de mamografia e citologia ao Câmara em Ação

Fonte: Ascom FMS

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Ari Ricardo, assinou hoje (22) um convênio com o Serviço Social do Comércio (SESC) e a Câmara Municipal de Teresina (CMT) para a oferta de exames de mamografia e citologia no Câmara em Ação, evento que disponibiliza serviços para a população em diferentes bairros da capital.

A próxima edição do Câmara em Ação acontece sexta-feira (26), a partir das 8h, no bairro Todos os Santos. O evento contará com a participação do serviço SESC Mulher, uma unidade móvel equipada com um mamógrafo e um consultório para realização de coleta de exames de citologia. A FMS participa realizado a análise do material coletado neste exame, fundamental para a detecção de câncer de colo de útero.

Ari Ricardo ressaltou a importância do serviço para desafogar a fila de espera da regulação, atendendo o maior número possível de mulheres com necessidade de exames de citologia e mamografia. “É um prazer para o município firmar essa parceria no mês de maio, mês das mães. É importante que as mulheres procurem esse serviço para realizar o diagnóstico precoce, podendo assim ter tratamento imediato e posterior cura”, disse o presidente da FMS.

De acordo com o presidente da Câmara dos Vereadores de Teresina, Enzo Samuel, a estimativa é que seja atendida uma média de 500 mulheres. “Hoje a estimativa é que cerca de 2 mil mulheres estejam na fila de espera para este exame”, declarou o parlamentar. Já o diretor regional do SESC no Piauí, Campelo Filho, enfatizou a contribuição do serviço social para a gestão pública, especialmente na área da saúde. “É uma parceria que deve permanecer e, por que não, levar a carreta para outros bairros de Teresina”, disse.

Câmara em Ação

Além da parceria, a Fundação Municipal de Saúde vai levar outros serviços para o evento Câmara em Ação, como testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (HIV, sífilis e hepatites virais), distribuição e orientação de material preventivo, vacinação contra a covid-19, aferição de pressão arterial e um espaço infantil com orientações sobre reaproveitamento material de resíduos sólidos para evitar a formação de criadouros do Aedes aegypti – mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5162/fms-assina-convenio-com-sesc-e-cmt-para-levar-exames-de-mamografia-e-citologia-ao-camara-em-acao