ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Coordenação de Saúde Mental da FMS participa de evento na OPAS

Teresina conta com sete Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)

Hoje, 18 de maio, marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A coordenação de saúde mental da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina está participando de evento na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em comemoração à data com tema “Desinstitucionalização, Direitos Humanos e o cuidado em liberdade”.

“Um marco da importância de um cuidado que não seja institucionalizado de um cuidado em que as pessoas com transtorno mental tenham direito de serem cuidadas em liberdade. É por isso que eu estarei aqui representando Teresina, representando a Fundação Municipal de Saúde para que possamos, junto com o Ministério da Saúde, estar dialogando assuntos que fortalecem essa luta. Que possamos através dessa experiência fortalecer a política pública de saúde mental”, fala Laryssa Carvalho, gerente de saúde mental da FMS.

Teresina conta com sete Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que são referências de tratamento para pessoas com sofrimento psíquico. É um recurso em saúde mental, constituindo-se em um serviço substitutivo ao modelo asilar, de assistência extra-hospitalar que diminui e procura evitar reinternações psiquiátricas, buscando a ressocialização do indivíduo. Seu objetivo é oferecer atendimento à população realizando o acompanhamento clínico e reinserção social dos usuários, contribuindo para o resgate da cidadania em função da discriminação por ser acometido de sofrimento psíquico.

O CAPS pode ser procurado por homens e mulheres que apresentam sofrimento psíquico, que impossibilite de viver e realizar seus projetos de vida. Para serem atendidos, os pacientes devem procurar diretamente o serviço ou ser encaminhado pelo Programa de Saúde da Família (PSF) ou por qualquer serviço de saúde. A pessoa pode vir sozinha ou acompanhada devendo, preferencialmente, procurar o CAPS que atende na região onde mora.

O horário de funcionamento do CAPS é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. No CAPS, o usuário encontra psiquiatra, psicólogo, enfermeira, terapeuta ocupacional, assistente social e uma equipe de apoio, que oferece atendimentos individuais, em grupo, atividades comunitárias, oficinas terapêutica e atendimento para a família (visita domiciliar, grupo de familiares).

saúde mental caps fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5156/coordenacao-de-saude-mental-da-fms-participa-de-evento-na-opas