FMS firma acordo para otimizar o atendimento nas maternidades

A Fundação Municipal de Saúde irá ampliar em 50% a oferta de leitos obstétricos do município

Com o intuito de garantir um melhor atendimento às parturientes de Teresina e desafogar a maternidade Dona Evangelina Rosa, a Fundação Municipal de Saúde irá ampliar em 50% a oferta de leitos obstétricos do município. O compromisso foi firmado por meio de termo de ajustamento de conduta assinado com o Ministério Público.

As quatro maternidades da FMS – CIAMCA, Promorar, Buenos Aires e Satélite – destinarão cerca de 40 leitos para partos, dos 77 existentes na rede municipal. “Antes os leitos não tinham destinação específica. Agora, metade deles terão como prioridade a obstetrícia”, explica o superintendente da FMS, Tiago Macedo.

O ordenamento adequado das parturientes, que deve ser feito de acordo com o nível de complexidade do caso, ficará a cargo da Central de Regulação de Leitos, que está em fase de aperfeiçoamento. O novo sistema informatizado vai permitir maior controle e gerenciamento dos quase 3.000 leitos gerenciados atualmente pelo SUS. Além disso, foram adquiridos novos equipamentos, dentre eles um cardiotocógrafo – que serve para acompanhar o desenvolvimento fetal.

Para atender a demanda, foram convocados novos profissionais. “Estas medidas vem de encontro ao trabalho que a FMS já estava executando para estruturar o projeto Rede Cegonha”, declara João Rodrigues, presidente da FMS. Foram convocados oito ultrassonografistas plantonistas, três administradores hospitalares e 14 pediatras urgentistas. Além disso, está prevista a contratação de 32 médicos obstetras, por meio de processo seletivo simplificado.

Com estas medidas, espera-se que o número diário de partos seja ampliado de 14,5 para 24,5. “Estas ações são frutos de conversas entre a equipe técnica composta pela FMS com apoiadores do Ministério da Saúde, Comissão Perinatal e Sociedade Piauiense de Enfermeiros”, afirma João Rodrigues. “Pudemos verificar as necessidades das quatro maternidades municipais e esperamos com isso otimizar a resolutividade na rede de saúde, além de desafogar a maternidade Dona Evangelina Rosa”, finaliza.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/515/fms-firma-acordo-para-otimizar-o-atendimento-nas-maternidades