NOVO PROTOCOLO

FMS implementa segunda meta internacional de segurança do paciente

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina iniciou esta semana, no Hospital Dr. Ozéas Sampaio, a implementação do protocolo de comunicação efetiva nos hospitais, que é a segunda meta internacional de segurança do paciente. O objetivo é melhorar a comunicação dentro dos serviços hospitalares e entre os serviços hospitalares, com eficiência, clareza, objetividade e concisão.

Todas as unidades hospitalares municipais vão praticar o protocolo de comunicação efetiva, de maneira padrão entre todos os hospitais. Em todos os hospitais existia já implantado o Protocolo de Comunicação Efetiva entre os profissionais de saúde e paciente, acompanhado pelos Núcleos de Segurança do Paciente hospitalar, no entanto cada serviço trabalhava de modo individualizado. A partir dessa padronização organizada pela FMS, todos os hospitais irão trabalhar de modo uniforme.

Ainda foi possível acrescentar no protocolo a comunicação entre o setor de bioquímica do Centro de Diagnóstico Raul Bacellar e os hospitais, isso significa que, quando um exame do paciente apresenta um resultado crítico, o laboratório da FMS liga para o médico ou enfermeiro do hospital onde o paciente está internado e comunica a gravidade apresentada no exame, dessa forma, promovendo ao paciente um tratamento mais ágil e seguro.

“O protocolo envolve toda a equipe multiprofissional do hospital, bem como o Hospital de Urgência de Teresina e Laboratório Raul Bacellar. Um trabalho grandioso onde irá impactar lá no paciente garantindo a ele uma assistência com qualidade e tempo hábil no seu tratamento de saúde”, diz Jaianna Farias, responsável pela Segurança do Paciente da FMS.

A Organização Mundial de Saúde estabeleceu seis metas internacionais de Segurança do Paciente. Meta 1: Identificar corretamente o paciente. Meta 2: Melhorar a comunicação. Meta 3: Melhorar a Segurança do Paciente na prescrição, no uso e na administração de medicamentos. Meta 4: Cirurgia Segura. Meta 5: Higienizar as mãos para evitar infecções. Meta 6: Reduzir o risco de quedas e lesões por pressão.

segurança do paciente fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5147/fms-implementa-segunda-meta-internacional-de-seguranca-do-paciente