URGÊNCIA

Prefeito Dr. Pessoa entrega segunda etapa da reforma do Hospital do Dirceu II

A reforma está sendo executada pela Prefeitura de Teresina, por meio da Gerência de Engenharia e Arquitetura da FMS, em parceria com a SAAD Centro

Prefeito Dr. Pessoa entrega segunda etapa da reforma do Hospital do Dirceu II
Fonte: Rômulo Piauilino / SEMCOM

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, entregou, na manhã desta quinta-feira (11), a segunda etapa da reforma do Hospital Alberto Neto, mais conhecido como Hospital do Dirceu II, zona Sudeste da capital. Hoje, foi entregue o setor de urgência e emergência da unidade, gerida pela Fundação Municipal de Saúde. (FMS).

A reforma está sendo executada pela Prefeitura de Teresina, por meio da Gerência de Engenharia e Arquitetura da FMS, em parceria com a Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas – SAAD Centro, por determinação do prefeito Dr. Pessoa.

Por questões de saúde, o prefeito não pôde comparecer à inauguração de mais uma etapa da obra, mas divulgou uma mensagem voltada a população, onde se comprometeu em entregar dentro do prazo a reforma completa do hospital, que é um importante equipamento de saúde que atende a região da zona Sudeste.

“Hoje estamos entregando mais uma etapa da reforma do Hospital Alberto Neto e agora a unidade voltará a prestar atendimentos de urgência e emergência. Nosso objetivo é entregar um hospital reformado e com mais equipamentos, o que vai garantir mais saúde para os moradores de toda a região Sudeste”, declarou Dr. Pessoa.

O Hospital do Dirceu passou por uma reforma após um incêndio em uma das salas de repouso, ocorrido no mês de março. Para agilizar a entrega e deixar a população desassistida pelo menor tempo possível, foi acordado com a comunidade que a entrega seria feita em etapas, com a finalização da obra prevista para o final de junho.

A estrutura entregue hoje contempla o setor de urgência e emergência, composto por cinco leitos de observação, um leito de estabilização, dois consultórios médicos, um consultório de acolhimento, sala de procedimentos, um consultório do serviço social, recepção, laboratório e núcleo interno de regulação.

Roncalli Filho, superintendente da SAAD Centro, informa que nessa segunda etapa estão sendo entregues cinco leitos de observação, um leito de estabilização, dois consultórios médicos, sala de procedimento, recepção, setor de serviço social e laboratório.

“Estamos felizes, porque a Prefeitura de Teresina está cumprindo com os acordos firmados com as lideranças do bairro. Vamos continuar nesse ritmo, a fim de entregar no final de maio o ambulatório e no final de junho o centro cirúrgico. Lembrando que esse centro cirúrgico estava inativo e com a gestão do Dr. Pessoa ele será reativado”, afirmou Roncalli Filho.

O presidente da FMS, Ari Ricardo, explicou que a reforma do hospital foi dialogada com a população do grande Dirceu. “Estamos com muita satisfação inaugurando essa nova etapa da urgência e emergência do Hospital do Dirceu. No final de maio, pretendemos reabrir o ambulatório, juntamente ao serviço de tomógrafo, e, no final de junho, pretendemos reabrir o centro cirúrgico, que já estava sem funcionamento desde 2019”, disse.

O diretor do Hospital do Dirceu II, Dr. Thiago Macêdo, enfatizou que a reabertura gradual vai desafogar o atendimento em outras unidades de saúde da cidade. “Estamos entregando os consultórios médicos, consultórios de enfermagem, o setor de serviço social, o nosso laboratório, além da estabilização e o serviço de observação. Isso tem uma representação muito grande para a região, tendo em vista que quem precisou de serviço de urgência e emergência nos últimos dias sentiu essa superlotação principalmente na UPA do Renascença e UPA do Satélite, para onde migrou boa parte desses pacientes que antes eram atendidos aqui. Com isso, esses pacientes tendem a voltar, dando uma melhor qualidade de atendimento, e menos superlotação nessas unidades. Hoje, já começamos a atender”, afirmou o diretor do hospital.

Lideranças comunitárias também ressaltaram a importância da reforma. Francisco Veridiano, presidente da Associação de Moradores do Renascença I, elogiou a maneira como a Prefeitura de Teresina vem conduzindo a obra, com celeridade e ouvindo a população. “O Dirceu só tem a ganhar com a entrega de mais essa etapa da reforma do Hospital do Dirceu I, depois que houve esse problema do incêndio. As lideranças ficam muito felizes com o empenho da prefeitura, em realizar essa reforma de maneira tão rápida. Então, todo mundo hoje da zona Sudeste só tem a ganhar”, enfatizou a liderança.

Primeira etapa

A primeira etapa foi entregue no último dia 28 de março e contemplou a área de internação, com reparos nas enfermarias e postos de apoio. Também nessa etapa foi realizada a troca da instalação elétrica, pintura e reparos no telhado e forro. Um total de 46 leitos para a internação foram entregues completamente reformados, o que permitiu a redução de demanda nas demais unidades do município.

Fonte: SEMCOM

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5146/prefeito-dr-pessoa-entrega-segunda-etapa-da-reforma-do-hospital-do-dirceu-ii