FMS adere ao Pacto Nacional Pela Consciência Vacinal

FMS adere ao Pacto Nacional Pela Consciência Vacinal
Fonte: ASCOM MPPI

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) aderiu hoje (10) ao Pacto Nacional Pela Consciência Vacinal, que objetiva intensificar as ações de conscientização quanto à importância das vacinas. O presidente da FMS, Ari Ricardo, representou o órgão na solenidade, que aconteceu na sede do Ministério Público do Piauí.

O Pacto é uma iniciativa Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e tem como proposta realizar campanhas de comunicação sobre a segurança e eficácia das vacinas, além de alertar sobre os riscos do retorno de doenças já erradicadas no país graças à imunização, como varíola e poliomielite. Além de estratégias de comunicação, o documento propõe ações como o diálogo interinstitucional, capacitações e atividades de caráter educacional junto às escolas.

A iniciativa partiu da preocupação com os baixos índices da cobertura vacinal no Brasil nos últimos anos. Neste primeiro momento, o foco da atuação será a vacinação contra a poliomielite, cujos números estão em queda expressiva. “Sabemos da importância das ações de prevenção para o bom funcionamento da saúde pública como um todo, em especial a vacinação, que já salvou diversas vidas em todo o mundo. Por isso, a FMS se põe à disposição para colaborar e trabalhar em prol do aumento das coberturas em nossa cidade”, declarou Ari Ricardo.

Lançado em 30 de novembro de 2022, o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal tem o objetivo de incentivar uma atuação coordenada e nacional entre o Ministério Público brasileiro e órgãos e entidades envolvidos com a saúde pública, em busca da consciência vacinal e da retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura de vacinas em todo o Brasil.

As ações serão desenvolvidas por meio do estímulo à atuação dialogada e proativa de todos os órgãos e entidades participantes e por amplas campanhas de comunicação social para buscar a adesão da população ao PNI, como resultado da conscientização da importância, da segurança e da eficácia das vacinas, bem como dos riscos atuais do retorno de doenças transmissíveis já erradicadas no país.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5145/fms-adere-ao-pacto-nacional-pela-consciencia-vacinal