FMS realiza levantamento sobre o Aedes aegypti em toda Teresina

O LIRAa será feito em todas as regiões de Teresina

FMS realiza levantamento sobre o Aedes aegypti em toda Teresina

A Gerência de Zoonoses (Gezoon) da Fundação Municipal de Saúde – FMS, realiza a partir de hoje (22) até o dia 31 de outubro o Levantamento de índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa).

O LIRAa será feito em todas as regiões de Teresina. Segundo o coordenador de dengue da Gezoon, Francisco das Chagas Galvão, supervisores gerais, supervisores de campo e agentes de endemias estão a campo realizando a coleta de material para identificar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue.

“Ao todo 352 profissionais trabalham para que as residências sejam checadas. O agente vai até o local, caso encontre algum foco de mosquito, colherá amostra e a levará para a Gezoon realizar exame e constatar ou não a presença do Aedes aegypti”, explicou Francisco das Chagas Galvão.

Após o levantamento feito pelos agentes de endemias, juntamente com os demais profissionais da Gezoon, um relatório será enviado para a FMS e para a Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), contendo as regiões com maior e menor índice de infestação do Aedes aegypti.

“Trabalharemos com a prevenção da dengue. Todas as áreas da cidade serão investigadas e com o resultado faremos uma ação focada com técnicos e população”, afirmou o coordenador de dengue Chagas Galvão.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/514/fms-realiza-levantamento-sobre-o-aedes-aegypti-em-toda-teresina